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SPC

O SPC – Serviço de Proteção ao Crédito - é um banco de dados com informações de crédito e cadastro, disponibilizado ao associado através de um sistema de consultas que armazena informações de milhares de consumidores, empresas e grupos econômicos.

As consultas efetuadas no banco de dados do SPC possuem abrangência nacional sobre débitos de pessoa física e jurídica, alertas e referências comerciais. Estas informações são oriundas das bases do SPC, da Serasa, do Banco Central, da Receita Federal e Cartórios.

As consultas são feitas por meio do CPF (Pessoa Física) ou CNPJ (Pessoa Jurídica) e tem o objetivo de auxiliar na concessão de crédito, possibilitando a confirmação dos dados cadastrais e a análise de informações positivas e restritivas, o que gera uma redução da inadimplência e mais segurança para o desenvolvimento do mercado de consumo.


Benefícios de contar com a proteção do SPC

- Redução da inadimplência;
- Melhor análise do crédito do consumidor, com segurança e agilidade, através de informações atualizadas e confiáveis;
- Opções de análises do crédito direcionadas para diferentes ramos de negócios, atendendo as necessidades de cada empresa;
- Abrangência nacional, proporcionando eficiência no serviço e dificultando a ação de consumidores mal intencionados.

Produtos SPC

Análise de Crédito:
- Consultas
- Score
- Cadastro Positivo

Gestão de Carteira:
- SPC Dados
- SPC Avisa
- SPC Message

Aplicativos
- SPC Consumidor
- SPC Empresas

Outros Assuntos

Regulamento Operacional Nacional SPC Brasil (PDF)

Dúvidas Frequentes

Cadastro de novos operadores

Para solicitar um novo operador de acesso ao sistema do SPC Brasil, o associado deverá encaminhar um e-mail para spc@cdlflorianopolis.org.br informando a razão social da sua empresa, bem como o CNPJ. O cadastramento de novos operadores é gratuito.

Desbloqueio de operador

O associado poderá desbloquear o seu operador diretamente no sistema do SPC Brasil.

No mesmo menu onde é realizado o login, está disponível a opção “operador bloqueado”? O usuário deverá seguir as orientações para efetuar o desbloqueio. Será necessário ter em mãos a palavra secreta.

Meios de acesso disponíveis para o sistema de consultas

A CDL de Florianópolis disponibiliza aos associados diferentes meios de acesso às consultas.

Atendimento pela Internet

Internet no site www.cdlflorianopolis.org.br, link Consultas On-Line SPC.
Nesta opção de acesso fácil e rápido, o associado precisa informar um código de operador e senha. Este código é de uso individual. 
Mais informações: spc@cdlflorianopolis.org.br ou ligue para (48) 3229 7100.

Atendimento via PDV
Acesso utilizado principalmente nos caixas de supermercados e postos de combustíveis.
Nesta modalidade de acesso, é disponibilizado um layout do sistema do SPC para configurar no sistema do associado, assim, as consultas são realizadas de forma automática para liberar o crédito ao consumidor.

Layout de Consultas e Registros – Webservice
O associado poderá integrar o sistema interno com o webservice, tanto para realizar consultas quanto para realizar registros (inclusão e exclusão) em lote via arquivo. 

Aplicativo de Consulta
Comunicamos que são disponibilizados aos usuários do sistema de consultas do SPC dois aplicativos específicos para consultas:
Para consumidores - app SPC ConsumidorClique aqui para ver os benefícios.
Para empresas associadas à CDL - app SPC EmpresasClique aqui para ver os benefícios.

Redefinição da senha

O associado poderá redefinir a sua senha diretamente no sistema do SPC Brasil.

No mesmo menu onde é realizado o login, está disponível a opção “Esqueceu sua senha”? O usuário deverá seguir as orientações para efetuar a alteração. Será necessário ter em mãos a palavra secreta.

Registro no banco de dados do SPC

Orientações para inclusão de registros no banco de dados do SPC


Para efetuar um registro no banco de dados do SPC é preciso ter um documento que comprove a dívida. Este documento deve estar assinado pelo consumidor comprovando que a mercadoria foi vendida e entregue ou que o serviço foi prestado.


Procedimento para registros de SPC
Documentos passíveis de registros no crediário SPC:
- Nota Promissória
- Boletos
- Recibos com dados do cadastro e assinados
- Contratos


Ao efetuar o registro, tenha muita atenção em preencher os campos: data da compra, data de vencimento, valor original (sem multa ou juros), número do contrato e motivo do registro (se é para o comprador, fiador ou avalista).


Sugerimos que para cada parcela em atraso seja incluído um registro no SPC, pois caso o consumidor faça o pagamento parcial da dívida, as demais parcelas permanecerão ativas no sistema.


Após 5 anos da data do vencimento da dívida, o registro prescreve, ou seja, é excluído automaticamente do sistema, não podendo mais ser inserido na base do SPC.


Somente se houver uma renegociação da dívida e o consumidor voltar a se tornar inadimplente, é que o registro poderá ser inserido novamente, mas com data da renegociação e do vencimento diferentes da dívida original.


Importante: Após o pagamento do débito o registro deverá ser cancelado num prazo máximo de 48 horas.


Procedimento para registros de CHEQUES


O cheque sem a devida provisão de fundos, desde que tenha sido reapresentado ao banco sacado e devolvido com o motivo 12, ou se a conta corrente foi encerrada (motivo 13), ou haja prática espúria (motivo 14), permitirá de imediato a inclusão do registro no banco de dados do SPC.


Os motivos de cheques que podem ser registrados são:
Alínea 12 - segunda devolução de sem fundos
Alínea 13 - conta encerrada
Alínea 14 - prática espúria
Alínea 21 – sustado*


*IMPORTANTE: Recomendações referente ao registro de cheque com alínea 21:
É importante que todo cheque devolvido com a alínea 21 seja reapresentado ao banco para que este confirme a sustação e devolva o cheque com a alínea 43, e somente posteriormente seja o registro incluído no sistema como sustado.


O registro de cheque, quando endossado por terceiro poderá ser registrado o endossante no módulo SPC e poderá ser registrado o emitente do cheque no módulo de Cheque, desde que tenha sido devolvido com uma das alíneas permitidas para registro.

CPF - Documento principal da consulta

Orientamos para que todos os operadores do sistema SPC, que consultam cadastros e analisam o crédito do cliente, tenham o cuidado de verificar a situação do CPF do consumidor na base da Receita Federal para conferir se o mesmo está ATIVO.

A resposta da consulta traz o link de acesso ao site da Receita Federal, facilitando esta verificação e agilizando a consulta naquela base de dados.

Esta consulta é importante para evitar a comercialização de serviços e produtos para consumidores com o CPF na situação CANCELADO. Se o documento está cancelado deve-se solicitar que o consumidor apresente um novo documento, demonstrando assim sua regular situação junto aos órgãos públicos. Caso o CPF esteja suspenso, é importante informar ao consumidor, pois o documento pode ser cancelado a qualquer momento impedindo seu uso.

Como exemplo, podemos citar a situação de consumidores que compram no comércio com um CPF CANCELADO e ficam com o débito pendente por 5 (cinco) anos (até a prescrição), sendo que durante este período apresentam outro CPF que está REGULAR na Receita Federal, possibilitando a liberação do crédito. Assim, sendo o CPF o documento principal para consultar os bancos de dados de restrição ao crédito, a informação negativa não é visualizada.

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