Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR
Serviços |

SPC

O SPC – Serviço de Proteção ao Crédito - é um banco de dados com informações de crédito e cadastro, disponibilizado ao associado através de um sistema de consultas que armazena informações de milhares de consumidores, empresas e grupos econômicos.

As consultas efetuadas no banco de dados do SPC possuem abrangência nacional sobre débitos de pessoa física e jurídica, alertas e referências comerciais. Estas informações são oriundas das bases do SPC, da Serasa, do Banco Central, da Receita Federal e Cartórios.

As consultas são feitas por meio do CPF (Pessoa Física) ou CNPJ (Pessoa Jurídica) e tem o objetivo de auxiliar na concessão de crédito, possibilitando a confirmação dos dados cadastrais e a análise de informações positivas e restritivas, o que gera uma redução da inadimplência e mais segurança para o desenvolvimento do mercado de consumo.


Benefícios de contar com a proteção do SPC

- Redução da inadimplência;
- Melhor análise do crédito do consumidor, com segurança e agilidade, através de informações atualizadas e confiáveis;
- Opções de análises do crédito direcionadas para diferentes ramos de negócios, atendendo as necessidades de cada empresa;
- Abrangência nacional, proporcionando eficiência no serviço e dificultando a ação de consumidores mal intencionados.

Produtos SPC

Análise de Crédito:
- Consultas
- Insumos
- Cadastro Positivo

Gestão de Carteira:
- SPC Dados
- SPC Avisa
- SPC Message

Cobrança e Recuperação:
- Negociar Dívidas On-line


Outros Assuntos

Calendário de Treinamento do Sistema SPC
Regulamento Operacional Nacional SPC Brasil (PDF)

Dúvidas Frequentes

Cadastro de novos operadores

Para solicitar um novo operador de acesso ao sistema do SPC Brasil, o associado deverá encaminhar um e-mail para spc@cdlflorianopolis.org.br informando a razão social da sua empresa, bem como o CNPJ. O cadastramento de novos operadores é gratuito.

Desbloqueio de operador

O associado poderá desbloquear o seu operador diretamente no sistema do SPC Brasil.

No mesmo menu onde é realizado o login, está disponível a opção “operador bloqueado”? O usuário deverá seguir as orientações para efetuar o desbloqueio. Será necessário ter em mãos a palavra secreta.

Meios de acesso disponíveis para o sistema de consultas

A CDL de Florianópolis disponibiliza aos associados diferentes meios de acesso às consultas.

Atendimento pela Internet

Internet no site www.cdlflorianopolis.org.br, link Consultas On-Line SPC.
Nesta opção de acesso fácil e rápido, o associado precisa informar um código de operador e senha. Este código é de uso individual. 
Mais informações: spc@cdlflorianopolis.org.br ou ligue para (48) 3229 7100.

Atendimento via PDV
Acesso utilizado principalmente nos caixas de supermercados e postos de combustíveis.
Nesta modalidade de acesso, é disponibilizado um layout do sistema do SPC para configurar no sistema do associado, assim, as consultas são realizadas de forma automática para liberar o crédito ao consumidor.

Layout de Consultas e Registros – Webservice
O associado poderá integrar o sistema interno com o webservice, tanto para realizar consultas quanto para realizar registros (inclusão e exclusão) em lote via arquivo. 

Aplicativo de Consulta
Comunicamos que foi disponibilizado aos usuários do sistema de consultas do SPC, o aplicativo específico para consultas. O aplicativo já está disponível na Apple Store e Google Play para download. Para encontrar o aplicativo nas duas plataformas (Apple e Google), busque por SPC Consumidor. Clique aqui para ver os benefícios.

Redefinição da senha

O associado poderá redefinir a sua senha diretamente no sistema do SPC Brasil.

No mesmo menu onde é realizado o login, está disponível a opção “Esqueceu sua senha”? O usuário deverá seguir as orientações para efetuar a alteração. Será necessário ter em mãos a palavra secreta.

Registro no banco de dados do SPC

Orientações para inclusão de registros no banco de dados do SPC


Para efetuar um registro no banco de dados do SPC é preciso ter um documento que comprove a dívida. Este documento deve estar assinado pelo consumidor comprovando que a mercadoria foi vendida e entregue ou que o serviço foi prestado.


Procedimento para registros de SPC
Documentos passíveis de registros no crediário SPC:
- Nota Promissória
- Boletos
- Recibos com dados do cadastro e assinados
- Contratos


Ao efetuar o registro, tenha muita atenção em preencher os campos: data da compra, data de vencimento, valor original (sem multa ou juros), número do contrato e motivo do registro (se é para o comprador, fiador ou avalista).


Sugerimos que para cada parcela em atraso seja incluído um registro no SPC, pois caso o consumidor faça o pagamento parcial da dívida, as demais parcelas permanecerão ativas no sistema.


Após 5 anos da data do vencimento da dívida, o registro prescreve, ou seja, é excluído automaticamente do sistema, não podendo mais ser inserido na base do SPC.


Somente se houver uma renegociação da dívida e o consumidor voltar a se tornar inadimplente, é que o registro poderá ser inserido novamente, mas com data da renegociação e do vencimento diferentes da dívida original.


Importante: Após o pagamento do débito o registro deverá ser cancelado num prazo máximo de 48 horas.


Procedimento para registros de CHEQUES


O cheque sem a devida provisão de fundos, desde que tenha sido reapresentado ao banco sacado e devolvido com o motivo 12, ou se a conta corrente foi encerrada (motivo 13), ou haja prática espúria (motivo 14), permitirá de imediato a inclusão do registro no banco de dados do SPC.


Os motivos de cheques que podem ser registrados são:
Alínea 12 - segunda devolução de sem fundos
Alínea 13 - conta encerrada
Alínea 14 - prática espúria
Alínea 21 – sustado*


*IMPORTANTE: Recomendações referente ao registro de cheque com alínea 21:
É importante que todo cheque devolvido com a alínea 21 seja reapresentado ao banco para que este confirme a sustação e devolva o cheque com a alínea 43, e somente posteriormente seja o registro incluído no sistema como sustado.


O registro de cheque, quando endossado por terceiro poderá ser registrado o endossante no módulo SPC e poderá ser registrado o emitente do cheque no módulo de Cheque, desde que tenha sido devolvido com uma das alíneas permitidas para registro.

CPF - Documento principal da consulta

Orientamos para que todos os operadores do sistema SPC, que consultam cadastros e analisam o crédito do cliente, tenham o cuidado de verificar a situação do CPF do consumidor na base da Receita Federal para conferir se o mesmo está ATIVO.

A resposta da consulta traz o link de acesso ao site da Receita Federal, facilitando esta verificação e agilizando a consulta naquela base de dados.

Esta consulta é importante para evitar a comercialização de serviços e produtos para consumidores com o CPF na situação CANCELADO. Se o documento está cancelado deve-se solicitar que o consumidor apresente um novo documento, demonstrando assim sua regular situação junto aos órgãos públicos. Caso o CPF esteja suspenso, é importante informar ao consumidor, pois o documento pode ser cancelado a qualquer momento impedindo seu uso.

Como exemplo, podemos citar a situação de consumidores que compram no comércio com um CPF CANCELADO e ficam com o débito pendente por 5 (cinco) anos (até a prescrição), sendo que durante este período apresentam outro CPF que está REGULAR na Receita Federal, possibilitando a liberação do crédito. Assim, sendo o CPF o documento principal para consultar os bancos de dados de restrição ao crédito, a informação negativa não é visualizada.

Confira outros serviços

Voltar