CDL

menu

Travesseiros de chás, melato e minhocários ampliam oferta de produtos na Feira Viva a Cidade, no Largo da Alfândega

Publicado em 26/02/2016

Sábado tem Feira de Orgânicos Viva a Cidade Com a participação de Nathalia Bezerra Agra e André Lange Schimitz, a Feira de Orgânicos Viva a Cidade passa a oferecer, neste sábado, novas opções de pães e bolos orgânicos e a novidade dos travesseiros de chás orgânicos. A propriedade de Schimitz, chamada Trysâmia, é em Rancho Queimado, e mantém uma produção bastante diversificada baseada em extrativismo no sistema de agrofloresta.

Desde sábado passado, além dos vegetais orgânicos certificados e dos processados das Agreco, a feira agregou a venda de melato, mel à base de bracatinga feito exclusivamente em Santa Catarina que é disputadíssimo pelos alemães, e minhocários para compostagem doméstica de resíduos orgânicos.

Está no espírito da feira sempre ter novidades, aponta o presidente da Comcap, Marius Bagnati. Segundo ele, Sandro Tasqueto, feirante que já comercializa frutas vermelhas in natura e congeladas, foi incentivado a trazer também o melato e Alceu Medeiros, da Brotei, que apoia a iniciativa desde o início, a providenciar a venda das vermicomposteiras para quem desejar começar ou melhorar sua horta caseira.

Iphan aprova uso da área ao lado da Alfândega aos sábados

O presidente da Comcap, Marius Bagnati, e o gestor de Negócios da CDL, Hélio Leite, estiveram na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na manhã desta sexta e obtiveram a aprovação para que a Feira de Orgânicos ocupe a área lateral à Alfândega. As barracas foram deslocadas em razão do canteiro de obras da cobertura do Mercado Público.

“A Feira de Orgânicos é um resgate da produção da região, do fazer na agricultura familiar, dessa forma pode ser entendida como um bem cultural”, comenta Bagnati sobre o entendimento e sensibilidade dos técnicos do Iphan.

Além dessa conquista, informa, a Feira de Orgânicos Viva a Cidade desenvolve parceria com o box Quitanda do Paladar. Durante a feira, os clientes demonstram interesse em ter possibilidade de compra em outros dias da semana. “Temos recomendado que nos demais dias façam suas compras na Quitanda do Paladar, porque os próprios feirantes, produtores certificados, são fornecedores desse box”, afirma o presidente. A Quitanda do Paladar está instalada no Box 15 da Ala Sul.
Como é a feira

A feira de produtos orgânicos (livres de defensivos agrícolas e cultivados com responsabilidade social e ambiental), ocorre todos os sábados, das 7h às 13h, no Largo da Alfândega, centro de Florianópolis. É uma ação da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Executiva de Serviços Públicos (SESP) e Comcap, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis, Ministério da Pecuária e Abastecimento (Mapa) e organizações privadas, como a Procomposto e a Brotei, e colaborativas que trabalham com recuperação de resíduos orgânicos e com produção e comercialização de produtos agroecológicos.

galeria de imagens

Compartilhar: