CDL

menu

Topázio Neto apresenta balanço da gestão no primeiro semestre de 2025 em reunião com a CDL Florianópolis

Por Assessoria de imprensa

Publicado em 08/07/2025
Topázio Neto apresenta balanço da gestão no primeiro semestre de 2025 em reunião com a CDL Florianópolis

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), participou da reunião ordinária do Conselho Deliberativo da CDL Florianópolis na noite desta terça-feira, 8 de julho, na sede da entidade. Acompanhado de membros do seu secretariado, o prefeito fez um balanço do primeiro semestre de sua gestão e apresentou as principais mudanças estruturais na administração municipal.

Estiveram presentes os secretários Araújo Gomes (Operações de Mobilidade), Marcelo Bohrer (Desenvolvimento Urbano), Zena Becker (Parcerias Estratégicas) e a nova secretária de Assistência Social, Luciane dos Passos, que tomou posse na última segunda (7). Também participou o secretário adjunto da pasta, Aníbal González.

Durante a apresentação, o prefeito destacou a reformulação de seis secretarias como uma das principais ações da gestão no semestre. Segundo ele, as mudanças não foram motivadas por corte de gastos, mas pela necessidade de tornar a máquina pública mais técnica, eficiente e livre de sobreposições. A medida, no entanto, deve gerar uma economia estimada em R$ 2 milhões ao longo de quatro anos. “A economia é uma consequência, mas o foco foi dar agilidade e profissionalizar a gestão. Nossa estrutura já era enxuta, inclusive se comparada com outros municípios da região”, afirmou.

Entre as novidades institucionais, está a criação da Secretaria Executiva de Gestão por Resultado, responsável por acompanhar os indicadores dos projetos em andamento e garantir o cumprimento dos prazos assumidos pela administração. “Essa secretaria vai cuidar da gestão como um todo, com foco em métricas e desempenho. Estamos governando pensando nos próximos 48 anos. A cidade precisa estar preparada para o futuro que virá para nossos filhos e netos”, destacou Topázio.

Outra iniciativa apresentada foi a criação da Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade, que terá como missão pensar a mobilidade urbana sob a ótica da inteligência, estratégia e infraestrutura. A proposta inclui o uso de câmeras inteligentes, fiscalização mais eficiente e integração com órgãos como a Guarda Municipal. O prefeito também elogiou a parceria com a CDL na sincronização dos semáforos da Beira-Mar Norte.

Na área social, o prefeito ressaltou a nomeação de Luciane dos Passos como nova secretária de Assistência Social como um passo estratégico no enfrentamento da situação de rua na capital. “O atendimento humanizado é uma das nossas prioridades, e a nova equipe chega com essa missão”, pontuou.

Ao longo da reunião, Topázio respondeu aos questionamentos dos conselheiros e ouviu sugestões, especialmente sobre a necessidade de atenção equilibrada às demandas dos bairros e balneários da cidade – não apenas durante a temporada de verão, mas também no inverno. Ele reforçou o compromisso da prefeitura com o diálogo com as entidades representativas e a sociedade civil. “Nossa presença aqui é a prova do nosso alinhamento com as instituições. O compromisso é com a cidade como um todo”, concluiu.

galeria de imagens

Compartilhar: