Núcleos da CDL Florianópolis crescem 40% em um ano
Por Assessoria de imprensa
Publicado em 05/08/2025

Núcleos da CDL Florianópolis crescem 40% em um ano
Fortalecimento do associativismo impulsiona crescimento empresarial e transforma o mercado local
Nos últimos 12 meses, os núcleos da CDL Florianópolis registraram um crescimento de mais de 40%, consolidando-se como espaços estratégicos de conexão, profissionalização e fortalecimento do comércio na capital. Com 14 núcleos em funcionamento, a entidade tem ampliado sua atuação em diferentes segmentos e regiões da cidade, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico sustentável.
Mais do que números, esse crescimento reflete uma mudança de cultura. Ao reunir empresários com interesses comuns, os núcleos estimulam a troca de experiências, o acesso a capacitações, o compartilhamento de boas práticas e a construção de soluções coletivas. “Estamos testemunhando um movimento real de transformação nos mercados locais. A força do associativismo está promovendo a profissionalização de diferentes setores, criando uma nova mentalidade empresarial na cidade”, destaca Eduardo Koerich, presidente da CDL Florianópolis.
Entre os núcleos com atuação mais recente estão o Núcleo de Proprietários de Imóveis do Centro, o Núcleo Pet, o Núcleo de Vistoria Veicular e o Núcleo de Economia Criativa. Cada um, à sua maneira, tem contribuído para organizar o mercado, fomentar oportunidades e fortalecer vínculos com a comunidade. O setor pet, por exemplo, movimenta cerca de R$60 bilhões por ano no Brasil e tem se beneficiado na capital com a articulação do núcleo, que promove eventos, debates sobre regulamentações e incentivo ao empreendedorismo responsável.
No centro da cidade, o Núcleo de Proprietários de Imóveis vem atuando para recuperar e valorizar a região central, fomentando novos negócios e impulsionando a revitalização urbana, com investimentos recentes como a disponibilização do carro elétrico coletor de lixo e as câmeras de vigilância com Inteligência Artificial. “A articulação entre empresários, poder público e entidades têm feito a diferença. O associativismo fortalece a identidade local e cria um ecossistema mais saudável e atrativo para quem quer investir e crescer”, afirma professor Antônio José, diretor de núcleos da CDL.
Outro destaque marcante é o Núcleo de Vistoria Veicular, criado no início de julho, a partir do fortalecimento de um mercado que cresce junto com a frota circulante e a regulação. No Brasil, a prestação de serviços de vistoria automotiva tem se expandindo de forma exponencial.
O crescimento dos núcleos vem acompanhado de uma agenda contínua de formação, com workshops, treinamentos, encontros com especialistas e rodadas de negócios. Além disso, a CDL tem promovido a integração entre os núcleos, incentivando ações intersetoriais e o desenvolvimento de lideranças. “O associativismo é um pilar do desenvolvimento local. Quando empresários se unem em prol de objetivos comuns, todos ganham: o mercado se profissionaliza, o consumidor é mais bem atendido e a cidade se desenvolve com mais equilíbrio”, reforça Clóvis Dittrich Jr., empresário que integra o núcleo sul da ilha.
“O avanço dos núcleos da CDL Florianópolis está diretamente conectado a uma visão de cidade mais integrada, colaborativa e economicamente vibrante. Em um momento em que a criatividade, a inovação e o capital social são diferenciais competitivos, os núcleos surgem como catalisadores de transformação – organizando setores, conectando pessoas e impulsionando negócios com propósito”, finaliza Eduardo Koerich.
Núcleos da CDL Florianópolis:
- CDL Jovem
- CDL Mulher
- Núcleo do Centro Histórico
- Núcleo de Estratégias Empresariais
- Núcleo de Food Trucks
- Núcleo de Inovação e Tecnologia
- Núcleo do Mercado Imobiliário
- Núcleo do Mercado Pet
- Núcleo do Norte da Ilha
- Núcleo das Óticas
- Núcleo do Sul da Ilha
- Núcleo de Vistoria Veicular
- Núcleo dos Proprietários de Imóveis e Imobiliárias do Centro
- Núcleo de Economia Criativa
Segundo o diretor de Núcleos da entidade, professor Antônio Souza, a CDL Florianópolis tinha como meta em seu planejamento 2025 chegar até o final do ano com 14 núcleos, o que já foi alcançado em julho. Agora, a diretoria trabalha com projeções, que podem alcançar até 20 núcleos em dezembro deste ano. “Temos observado um movimento muito positivo: diversos grupos, de diferentes segmentos empresariais, já estão se estruturando para atender às exigências relacionadas à formação de novos núcleos. Esse engajamento reforça o interesse e a disposição dessas classes em contribuir ativamente para o fortalecimento do associativismo e para o desenvolvimento econômico da nossa região”, finaliza.
galeria de imagens
destaques
-
CDL Florianópolis inaugura sede do Núcleo Sul da Ilha e reforça presença estratégica na capital
Por Assessoria de imprensa em 10.06.2025
-
CDL Florianópolis promove nova edição do Feirão do SPC e do Feirão de Oportunidades
Por Assessoria de imprensa em 05.06.2025
-
Câmeras e equipamentos de segurança são entregues pela CDL a Florianópolis
27.05.2025