Memorial que resgata 65 anos de história do associativismo e do comércio em Florianópolis é inaugurado pela CDL
Por Assessoria de imprensa
Publicado em 28/01/2026

Memorial que resgata 65 anos de história do associativismo e do comércio em Florianópolis é inaugurado pela CDL
Espaço está aberto para visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede da entidade, na Rua Felipe Schmidt, 679
A CDL Florianópolis inaugurou recentemente um novo espaço que celebra trajetória e protagonismo social: um memorial histórico. A área permanente na sede da entidade retrata a trajetória do associativismo e a evolução do comércio ao longo dos 65 anos de atuação na capital. Localizado na Rua Felipe Schmidt, 679, no Centro, o memorial proporciona uma viagem no tempo, reunindo memórias, conquistas e marcos que ajudaram a moldar o desenvolvimento econômico da cidade e o fortalecimento dos negócios.
O vice-presidente da CDL, Rafael Salim, idealizador do projeto, enfatiza que a ideia surgiu pensando em preservar a história e valorizar tudo o que foi construído ao longo do tempo. “A CDL sempre esteve presente nos momentos decisivos do comércio e da cidade. Agora, conseguimos materializar as lembranças, servindo de recordação para todos que viveram essas memórias e de inspiração para as novas gerações, de onde sairão nossos próximos empresários e dirigentes”, destaca.
O memorial mostra a história da CDL e do comércio local por meio de uma experiência imersiva e totalmente sensorial. Fotos, vídeos, troféus, placas e outros objetos históricos compõem a exposição, que utiliza diferentes formatos e recursos para contar essa trajetória: monóculos, painel interativo com a linha do tempo de cada presidente e uma sala com telão de 180 graus, onde é exibido um vídeo narrado, percorrendo os principais momentos do comércio e da atuação da entidade ao longo das décadas.
Para o diretor de Marketing da entidade, Tiago Jasper, o memorial também cumpre um papel institucional e educativo. “Temos aqui uma ferramenta de conexão com o passado, que ajuda a entender o presente e a projetar o futuro do comércio, podendo receber, inclusive, estudantes. É um projeto que reforça a relevância da CDL e o valor do associativismo ao longo do tempo”, afirma.
A gerente de Marketing da CDL Florianópolis, Karla Martins, ressalta o cuidado com a curadoria e a narrativa do espaço. “Pensamos em cada detalhe deste memorial, para deixá-lo dinâmico, acessível e emocionante. Convidamos todos a virem conhecer o espaço, viajarem no tempo por meio de histórias reais, de pessoas que contribuíram e contribuem para o fortalecimento do comércio e da nossa cidade.”
O projeto arquitetônico é assinado pela arquiteta Daiane Gaspar. Ela comenta como foi o desafio de transformar tantas memórias em experiência: “A proposta foi criar um ambiente que trouxesse a nostalgia dos tempos passados combinada à sensação de inovação, com recursos contemporâneos dos tempos atuais. Acredito que atingimos o objetivo e chegamos a um resultado bonito, completo e envolvente.”
A visitação ao memorial é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A orientação é que grupos interessados em conhecer o espaço realizem o agendamento junto à entidade.
galeria de imagens
destaques
-
CDL Florianópolis inaugura sede do Núcleo Sul da Ilha e reforça presença estratégica na capital
Por Assessoria de imprensa em 10.06.2025
-
CDL Florianópolis promove nova edição do Feirão do SPC e do Feirão de Oportunidades
Por Assessoria de imprensa em 05.06.2025
-
Câmeras e equipamentos de segurança são entregues pela CDL a Florianópolis
27.05.2025
