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Impacto do turismo na economia de Florianópolis

Publicado em 07/03/2011

Balanço da temporada revela aumento de hospedagens e queda nas vendas   De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - Fecomércio-SC, com 549 empresários, de Florianópolis e Balneário Camboriú houve uma queda no faturamento das empresas de comércio e serviços.   Comparando aos dados de 2009, em Florianópolis, estes setores registraram queda de 7,8% no faturamento da temporada.Em Balneário Camboriú, a queda  foi de 9,1%. No levantamento 53,1% dos empresários do setor hoteleiro da Capital e 86,4% dos empresários de Balneário Camboriú afirmaram que as chuvas de janeiro não influenciaram no movimento.   Houve um incremento de 12,81% em Florianópolis e 14,3% em Balneário Camboriú nas hospedagens durante a temporada. Para Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio, devido a esse aumento o comércio deve ser cada vez mais empreendedor e criativo, para conquistar mais visitantes na temporada.   O levantamento foi realizado entre os dias 14 e 16 de fevereiro em seis segmentos: Hotéis, restaurantes, vestuário, calçados, agências de turismo e locadoras de automóveis, hipermercados.     
 Turistas gastaram mais  
Os resultados indicam que os turistas gastaram mais em 2010 do que em 2009. Comparando os dados, em fevereiro de 2010, o orçamento total das viagens ficou em R$ 2,210 mil, em Florianópolis, e R$ 2,970 em Camboriú, contra R$ 1 mil em 2009, ano em que a crise econômica internacional foi mais sentida. “A maioria destes visitantes pertence à classe C”, explica Breithaupt.  
Em Balneário Camboriú, a pesquisa mostrou que os turistas argentinos são maioria. Em Florianópolis, na praia dos Ingleses, 42% vêm do Rio Grande do Sul, enquanto em Canasvieiras e na Lagoa da Conceição, a maioria dos visitantes é argentino, com 50% e 39% respectivamente. Em Jurerê Internacional foram encontrados mais turistas de São Paulo 22% e Rio Grande do Sul21%.


Tanto em Florianópolis como em Balneário Camboriú verificou-se alto índice de desejo de retornar por parte dos turistas, com 86% e 97%, respectivamente.      Fecomércio - Compromisso com o comércio catarinense.

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