Falta de cuidados na venda pode atrapalhar futura cobrança
Publicado em 09/07/2013
Em palestra na CDL, advogado Rodrigo Titericz mostra como evitar problemas na hora em que precisar receber de inadimplentes
Cobrar uma dívida é uma tarefa desagradável para a maioria das pessoas. Quem pode evitar este tipo de trabalho, certamente o faz. Foi exatamente com este foco que o advogado Rodrigo Titericz apresentou sua palestra sobre cobrança, na última quinta-feira, na sede da CDL de Florianópolis.
Para ele, a dificuldade ou facilidade na cobrança depende do que o comerciante fez tempos antes, na hora da venda. “Ninguém consegue cobrar se não vender direito. Quem vende mal, recebe mal”, garantiu o advogado, há 12 anos no departamento jurídico da Federação das CDLs e do SPC.
Titericz destacou a importância de fazer cadastro de todas as pessoas, com consulta ao SPC. “Só vou conseguir cobrar se tiver informações confiáveis sobre aquela pessoa que está comprando”, alertou, frisando que é preciso exigir documentos e conferir. Titericz citou mais de uma vez uma frase que, para ele, deve servir de alerta a todos: “O melhor cliente hoje pode ser seu maior inadimplente, pois você vende a ele sem as garantias que exigiria de outros”, explicou.
Num tom leve e descontraído, ele também contou diversas histórias de comerciantes que tiveram prejuízo por vendas mal feitas e cadastros mal elaborados. Num dos casos, o comerciante incluiu o CPF de uma pessoa no SPC e foi processado por isso. “O problema é que a cliente, conhecida na cidade há muitos anos, disse o número do CPF e ele não conferiu se era mesmo dela. O resultado é que ele estava cobrando, em Santa Catarina, uma pessoa que mora no Nordeste e que nunca tinha estado aqui”, contou Titericz.
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