Entidades empresariais apresentam iniciativa para reinserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho em Florianópolis
Aliança por Floripa une forças da sociedade civil e do poder público em torno da inclusão social e da dignidade.
Por Assessoria de imprensa
Publicado em 08/10/2025

Entidades empresariais apresentam iniciativa para reinserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho em Florianópolis
A capital catarinense ganhou uma nova frente de atuação voltada à inclusão social e à cidadania. A Aliança por Floripa, apresentada na manhã desta quarta-feira, 08 de outubro, por entidades empresariais com o apoio da Prefeitura de Florianópolis, nasce com o propósito de reinserir pessoas em situação de rua no mercado de trabalho, promovendo a autonomia, a qualificação e novas oportunidades de vida a esse público.
Idealizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Florianópolis, pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) e pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), a iniciativa é mantida por meio de um fundo privado que direcionará recursos para capacitação profissional, inserção laboral e ações de manutenção urbana. A proposta busca transformar a lógica da esmola em inclusão, estimulando o engajamento de empresas e cidadãos em prol de soluções estruturantes.
O projeto já conta com o engajamento da Prefeitura, que tem utilizado o aplicativo Acolher como ferramenta de diagnóstico social. Nos últimos 90 dias, 47 pessoas em situação de rua foram profissionalizadas por meio de programas municipais, e a expectativa é que a parceria com o setor produtivo amplie significativamente esse alcance.
“Como entidade que representa o comércio e os empresários locais, a CDL Florianópolis conhece profundamente a realidade da nossa cidade e dos que a movimentam diariamente. Temos buscado atuar como parceiros do poder público contribuindo com ações que gerem transformação social real, como a Aliança por Floripa, que se propõe a olhar para a base do problema e solucioná-lo por meio da profissionalização e da oportunidade de trabalho. Queremos ser parte ativa da mudança”, destaca Eduardo Koerich, presidente da CDL Florianópolis.
“A Aliança por Floripa mostra, na prática, o que sempre defendemos: quando o poder público e a iniciativa privada atuam juntos, o impacto é real e imediato na vida das pessoas. Essa parceria une quem quer ajudar com quem precisa de uma nova oportunidade, criando um ciclo de transformação social que incentiva e beneficia toda a cidade. O papel da ACIF é de articular esses esforços e mostrar que a colaboração é o caminho para construir uma Florianópolis mais humana, segura e inclusiva”, destaca Célio Bernardi, presidente da ACIF.
Rodrigo Marques, representante do Conseg, destaca que o projeto Aliança por Floripa não se originou meramente da indignação de empresários, mas sim da imperativa necessidade de agir diante de um desafio global, uma questão premente que há muito assola os grandes centros urbanos mundiais. “Florianópolis demonstrou a coragem de unir a sociedade civil às autoridades de segurança e, principalmente, ao poder executivo municipal para enfrentar uma problemática cuja complexidade intrínseca poucos compreendem: a situação das pessoas em condição de rua. Fundamentalmente, a Aliança por Floripa transcende a questão das pessoas em situação de rua; trata-se de pessoas, de uma sociedade civil que despertou para a compreensão de que não estamos lidando apenas com a perspectiva da vulnerabilidade social ou da ciência social, mas sim com indivíduos que clamam por auxílio e por um novo percurso. Este princípio manifesta-se claramente em nossa campanha e em nossa estratégia de mobilização da sociedade civil para conceber alternativas e construir novas realidades para aqueles que hoje enfrentam o mais extremo grau de vulnerabilidade social, a condição de rua”.
A iniciativa Aliança por Floripa
A campanha criada pelas entidades busca transformar a lógica da doação de esmola em inclusão social, mostrando a cada doador que não estão apenas mudando uma situação pontual, mas sim realidades de vida. Os recursos destinados ao fundo do projeto financiará capacitação profissional, inserção no mercado de trabalho e ações de manutenção urbana. A proposta prevê, já no projeto piloto, a contratação de pessoas em situação de rua para atuarem em áreas estratégicas da cidade, como “zeladores” de espaços públicos.
O encaminhamento das pessoas em situação de rua para o programa da Aliança por Floripa é realizado pelo projeto Rumo Certo e todo o trabalho será acompanhado por um comitê formado pelas entidades proponentes, ou seja, o empresário Eduardo Koerich pela CDL, Célio Bernardi pela ACIF e Rodrigo Marques, do Conseg. Além disso, foi formado um comitê consultivo que conta com a participação de membros da prefeitura de Florianópolis e do Ministério Público, além do padre Vilson Groh, de Ivone Perassa e, representando o projeto Rumo Certo, já em operação, o coordenador geral Leandro Lima.
O prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, destacou que esse é um projeto ímpar e que com toda certeza impulsionará ainda mais todo o ecossistema, com um ciclo virtuoso e de sucesso. “Tenho certeza que esse projeto é o elo que estava faltando com o trabalho que fazemos com pessoas em situação de rua em Florianópolis. Nos últimos 4 meses o projeto Rumo Certo empregou 56 pessoas. E agora tenho certeza que vamos ter muitas mais. É natural que as pessoas que estão buscando mudar de vida mirem as capitais dos estados, e muitas vêm e ficam na rua. Mas se você estica a mão, meia dúzia vai aceitar ajuda, vai querer emprego. Acho bárbara essa ideia, todo mundo vai sair ganhando”, destacou.
Campanha com apoio dos veículos de comunicação
A campanha prevê a divulgação nos principais veículos de comunicação de Santa Catarina, com o intuito de ampliar o alcance e o impacto das ações junto ao público. Entre os parceiros confirmados estão NSC TV, NDTV e SCC SBT, além das rádios Jovem Pan, CBN Floripa, Atlântida, Alpha e Magia. A estratégia inclui ainda anúncios digitais no Portal NSC, páginas publicitárias no Jornal ND, mídia exterior em pontos de grande circulação, como a cancela do Beiramar Shopping, o Lago das Três Bandeiras e o Terminal Urbano de Florianópolis, além da divulgação nas redes sociais do Angeloni, garantindo presença multiplataforma e capilaridade de comunicação em todo o Estado.
A marca visual da Aliança por Floripa criada para simbolizar a campanha representa a união de forças em prol da vida e da dignidade e foi desenvolvida pelo departamento de comunicação e marketing da CDL, sob coordenação da gerente de marketing da entidade, Karla Martins. O coração é o símbolo central, representando a vida, o amor e o propósito humano que orienta a campanha. Ele é o espaço onde tudo se encontra: a sociedade, as entidades e as pessoas em situação de vulnerabilidade, todos em busca de transformação. As mãos envolvem e formam esse coração, simbolizando cuidado, acolhimento e proteção. Cada mão representa um setor que se une nessa causa: o setor privado, o poder público e a população. As cores em tons quentes e acolhedores foram escolhidas para aproximar o público, reforçando o caráter positivo da campanha. A transição suave entre elas simboliza a transformação e inclusão, lembrando que toda mudança é um processo contínuo de cuidado e oportunidade.
Confira neste link as peças desenvolvidas.
Além disso, foi criada uma página no instagram, onde serão compartilhados conteúdos e desdobramentos de todo o projeto da Aliança por Floripa.
Ficha técnica:
Título: Transforme esmola em oportunidade
Direção, Gestão e Planejamento: Karla Martins
Criação: Lucas Della Giustina
Motion design: Rubens Patrick Silva Maués
Site: www.aliancaporfloripa.com.br
Aprovações: Comitê Gestor
Filme da Campanha:
Produção de vídeo: Komodo Produção Audiovisual
Produção executiva: Thiago Jasper
Atendimento produtora: Cássio Parreira
Direção de cena: Rodrigo Araujo
Assistente direção: Claudiomar Vill
Direção de foto/ Op. de câmera: João Gabriel Dias
Assistente de câmera: Helder Miranda
Produtor: Lucas Bernardo
Produção de áudio: Leo Corrêa
Maquiagem: Luciana Enderle
Figurino: Lucas Bernardo
Ator: Raphael Guilherme Sonntag
Edição e Finalização: Rodrigo Araujo
Colorização: João Gabriel Dias
Roteiro: Karla Martins
Motion design: Fabio Luíz Souza
Making of: Rubens Patrick Silva Maués
A ação na prática
Os recursos do Projeto Aliança por Floripa serão aplicados na contratação formal de 20 zeladores e dois educadores pelo período inicial de 12 meses, para cuidar da cidade através limpeza e conservação de espaços públicos e privados, jardinagem e manutenção paisagística de praças, recuperação de paredes e imóveis pichados e serviços de pintura, além de programas de capacitação para o mercado do trabalho. O Projeto deverá abrir as portas do mercado de trabalho como uma primeira oportunidade. No momento em que o Rumo Certo entender que já estão aptos a serem encaminhados às vagas nas empresas parceiras, isso irá acontecer. Registro em carteira, 13º, FGTS, férias, plano odontológico, com todas as responsabilidades empregatícias: horário, responsabilidades, ponto, além de um alojamento, um quarto, na passarela, para que possam manter as condições básicas de higiene, sono e alimentação durante o projeto, até que possam se estruturar até conseguir uma moradia.
Pessoas que há pouco tempo viviam nas ruas começam agora um novo capítulo em suas histórias. É o caso de Francisco Dias Chaves, 50 anos, natural de Ametista do Sul (RS), morador de Florianópolis há dez anos. “Fico muito feliz e orgulhoso com essa oportunidade e por fazer parte desse projeto”, declara ele. Carpinteiro de profissão, o integrante da iniciativa conta que estava na rua desde a pandemia, época em que era proprietário de um bar em um terreno irregular, o qual foi retomado. “Estar participando disso é um paraíso, muda tudo. Vamos lapidando, construindo, seguindo o nosso caminho, um caminho certo, e mostrando pro outro que é possível. Daqui, seguimos em frente, entramos na sociedade de novo. Só tenho gratidão a todos do projeto, isso é uma maravilha.”
Elias Alves dos Santos, 43 anos, de Fraiburgo (SC), também foi selecionado a partir do Rumo Certo para o Aliança por Floripa. Chegou há quatro meses em Florianópolis, mas não encontrou as oportunidades que esperava. “Estou fazendo esforço para mostrar pro pessoal, meus amigos, que estou correndo atrás, que estou tentando fazer a diferença. Inclusive, tem amigos da rua perguntando sobre os cursos, se tem para eles, pois estão querendo participar, mudar de vida, porque estão vendo que estou fazendo”, comenta. Elias diz, ainda, que além de exemplo prático para os outros busca agir como um incentivador. “A gente tenta tirar o pensamento negativo dos amigos, pois quando estamos nas ruas não temos tanta perspectiva.” Ele já está realizando curso de garçom e afirma que até a mente já está mudando. “Estou me sentindo outra pessoa, útil”, ressalta.
A manutenção dos empregos durante o Aliança por Floripa será realizada pelas empresas parceiras. Até o momento, integram o rol de apoiadores: CDL Florianópolis, ACIF, Koerich, Beiramar Shopping, Dimas, DVA, Ibagy, Instituto Guga Kuerten, Supermercado Imperatriz, O Boticário, WKoerich e Zita.
Campanha de doação
Além de toda campanha de comunicação, foi criada uma campanha de doação para que as pessoas parem de dar esmola e destinem esse valor para o Aliança por Floripa, com o intuito de gerar oportunidades de mudança de vida para as pessoas em situação de rua. As doações podem ser realizadas diretamente no site http://www.aliancaporfloripa.com.br, onde também será realizada a prestação de contas do projeto.
Esporte e solidariedade unidos na Night Run Natal Luz
Como forma de mobilizar a sociedade em torno da causa, a Sportsland, em parceria com a CDL Florianópolis, vai realizar no dia 20 de dezembro a Night Run Natal Luz especial Aliança por Floripa. Este ano, a corrida noturna deve ganhar a intenção de engajar a população no propósito do projeto, contribuindo para a reinserção social e profissional de pessoas em situação de rua.
Além de promover o bem-estar e o espírito natalino na cidade, o evento pretende reunir mais de 5 mil participantes entre famílias, adultos e crianças, em um grande encontro de saúde, solidariedade e cidadania. As inscrições abrem já nesta quarta-feira, 8 de outubro, o lucro da corrida será revertido para a manutenção das atividades do Aliança por Floripa, possibilitando o custeio de ao menos cinco beneficiários durante um ano inteiro, com acompanhamento e capacitação profissional. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.ticketsports.com.br.
Com largada na Avenida Beira-Mar Continental, a Night Run Natal Luz terá percursos de 3k, 5k e 10k, além da tradicional corrida kids. Todos os inscritos receberão um kit completo contendo camiseta, sacola, número, chip e brindes, e serão premiados com medalha ao final da prova. Aos cinco primeiros colocados gerais e aos três primeiros de cada categoria serão entregues, também, troféus.
“Acreditamos que quando a cidade se une em torno de uma causa, os resultados são mais duradouros. A Aliança por Floripa é um chamado à corresponsabilidade, e eventos como este ampliam o alcance da mensagem”, finaliza Eduardo Koerich, presidente CDL Florianópolis.
galeria de imagens
destaques
-
CDL Florianópolis inaugura sede do Núcleo Sul da Ilha e reforça presença estratégica na capital
Por Assessoria de imprensa em 10.06.2025
-
CDL Florianópolis promove nova edição do Feirão do SPC e do Feirão de Oportunidades
Por Assessoria de imprensa em 05.06.2025
-
Câmeras e equipamentos de segurança são entregues pela CDL a Florianópolis
27.05.2025