CDL

menu

Comércio do Centro terá funcionamento no feriado de 20 de novembro em Florianópolis

Por Assessoria de imprensa

Publicado em 14/11/2025
Comércio do Centro terá funcionamento no feriado de 20 de novembro em Florianópolis

Mesmo com o feriado nacional, empresários aproveitam a movimentação para impulsionar vendas. Sindilojas Florianópolis alerta que para a abertura na data, empresas devem respeitar a cláusula Trabalho em Feriados da convenção coletiva de trabalho.

Com o avanço das compras de fim de ano e o aumento no movimento no comércio, algumas lojas do Centro de Florianópolis estarão abertas no feriado do Dia da Consciência Negra, na próxima quinta-feira, 20 de novembro. A medida oferece aos consumidores uma oportunidade a mais para antecipar presentes e aproveitar as promoções de novembro. 

De acordo com o Sindilojas Florianópolis, a decisão de abrir ou não as portas é individual e varia conforme o planejamento de cada empresa, portanto cada estabelecimento pode optar por funcionar, desde que cumpra integralmente as regras da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o uso da mão de obra dos colaboradores em feriados. André Luiz de Oliveira, assessor jurídico do Sindilojas Florianópolis, reforça que a abertura é permitida, mas requer atenção ao cumprimento integral da convenção.

“Para que as lojas possam utilizar a mão de obra de seus empregados é necessário cumprir integralmente a cláusula Trabalho em Feriados da Convenção Coletiva de Trabalho. Isso inclui condições específicas como: a necessidade de autorização conjunta das entidades sindicais profissional e patronal, a remuneração adequada das horas trabalhadas e o valor estabelecido para alimentação no dia trabalho.”

O Koerich, uma das maiores redes varejistas de Santa Catarina, já confirmou que todas as suas lojas estarão abertas no feriado de 20 de novembro, acompanhando o aumento do fluxo de consumidores no período que antecede as festas de fim de ano. Além disso, a empresa ampliará o atendimento para os domingos, com abertura confirmada no dia 30 de novembro, reforçando a estratégia de oferecer mais conveniência e oportunidades de compra.

“Novembro é um mês decisivo para o varejo, com consumidores planejando compras, pesquisando preços e antecipando presentes. Ao ampliar o horário de atendimento e manter as lojas abertas em mais datas, buscamos facilitar a jornada do cliente, oferecer mais conforto e garantir que ele encontre o que precisa no momento em que deseja comprar. É uma forma de estarmos ainda mais próximos das pessoas, com cuidado, atenção e boas oportunidades”, destaca Rafael Dantas, gerente de marketing do Koerich.

A empresária Rose Coelho, que tem loja na rua Vidal Ramos, destaca que os lojistas da região também já confirmaram a abertura no feriado. Segundo ela, o período é estratégico para fortalecer o movimento na rua, especialmente com as promoções que antecedem a Black Friday. “Estamos percebendo um aumento gradual no fluxo de clientes e as promoções estendidas de novembro têm ajudado muito a consolidar esse movimento. A abertura no feriado vem para reforçar essa retomada, oferecendo mais tempo e conveniência para quem deseja antecipar compras, aproveitar descontos e sentir novamente o Centro pulsando.”

O empresário Jean Pierre Torresani, da loja Tudo Dez, também abrirá suas lojas, das 10h às 16h e reforça que o movimento vem numa crescente, aquecendo o mercado como um todo.

O Beiramar Shopping também funcionará no dia 20 de novembro. Praça de alimentação e lazer das 11h às 22h e lojas das 14h às 20h. Academia F.Scherer, Cineshow, Farmácia Droga Raia e Super Imperatriz abrirão em seus horários tradicionais. 

O presidente do Sindilojas Florianópolis, Marcelo May Philiphi, destaca que a procura dos empresários pela abertura no feriado tem sido grande, especialmente em função do calendário promocional do mês. “Temos percebido um movimento crescente de lojistas interessados em manter as portas abertas neste feriado. O motivo é estratégico: novembro é um mês marcado por campanhas de descontos e liquidações que antecedem a Black Friday, e muitas empresas aproveitam para ampliar o período de promoções e atrair mais consumidores ao Centro.”

“Esse movimento reforça algo que temos consolidado ao longo dos últimos anos em Florianópolis: uma cidade mais viva, acolhedora e preparada para receber quem circula, compra, trabalha e visita nossos bairros e centros comerciais. A ampliação dos horários de funcionamento, especialmente em datas estratégicas que antecedem as festas de fim de ano, soma-se a ações contínuas que a CDL promove em toda a capital: da ativação cultural e turística ao fortalecimento do varejo local e ao diálogo constante com o poder público e o setor produtivo. O resultado é uma Florianópolis mais competitiva, vibrante e conectada com as necessidades de moradores e visitantes”, destaca Eduardo Koerich, presidente da CDL Florianópolis.

Movimento gera também novos postos de trabalho

O vice-presidente da CDL Florianópolis, Rafael Salim, destaca que movimentos como esse, da abertura de lojas em datas especiais, também impulsiona ainda mais a geração de empregos temporários. Em 2024, segundo o Caged, Florianópolis gerou mais de 3 mil vagas temporárias no último trimestre, com destaque para comércio e serviços. A previsão para 2025/2026 é de crescimento entre 10% e 15% nas contratações temporárias, impulsionado pelo calendário estendido da alta temporada (de novembro a março).

“Essas datas ampliam a circulação de pessoas e criam um ambiente favorável para novas contratações. Muitas dessas vagas temporárias acabam se tornando efetivas, porque o comerciante identifica talentos e mantém esse profissional na equipe. É um movimento que fortalece o comércio, gera renda e ajuda a impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade”, finaliza.

Sobre o feriado de 20 de novembro

Com lei sancionada em 2023, o Dia Nacional da Consciência Negra passou a ser feriado em todo o território brasileiro. Celebrado em 20 de novembro, a data marca a morte de Zumbi dos Palmares e reforça a importância de reconhecer, valorizar e promover a história e a contribuição da população negra na formação do país. Além de seu caráter simbólico, o feriado também propõe reflexões sobre igualdade racial, combate ao racismo e inclusão social.

galeria de imagens

Compartilhar: