CDL

menu

Comércio aposta em promoções e espera aumento nas vendas na Semana do Consumidor em Florianópolis

Por Assessoria de imprensa

Publicado em 13/03/2026
Comércio aposta em promoções e espera aumento nas vendas na Semana do Consumidor em Florianópolis

Com o Dia do Consumidor celebrado em 15 de março, o comércio de Florianópolis já vive um período de promoções que tem se estendido ao longo de todo o mês. A data, que vem ganhando espaço no calendário do varejo, vem movimentando as lojas da Capital com ações especiais e expectativa positiva de vendas. Levantamento realizado pela CDL Florianópolis indica que 32,5% dos lojistas acreditam em aumento nas vendas em relação a um período normal de março.

A maioria dos comerciantes consultados na pesquisa afirmaram que terão ações promocionais durante a data. Entre aqueles que pretendem realizar ações promocionais, 75% planejam oferecer descontos diretos nos produtos, enquanto 25% devem apostar em combos ou condições especiais de compra.

Em relação aos percentuais de desconto, metade das lojas deve trabalhar com ofertas de até 10%, enquanto 50% pretendem aplicar reduções entre 11% e 20% nos preços. Há ainda casos pontuais de promoções mais agressivas: um dos estabelecimentos informou que pretende oferecer 25% de desconto em uma ação especial durante o período.

A expectativa de desempenho também é positiva. De acordo com a pesquisa, 37,5% dos lojistas projetam aumento de até 10% nas vendas, enquanto 25% estimam crescimento acima de 20%. Outros 37,5% acreditam que o volume de vendas deve se manter estável em relação a um período normal de março.

“A Semana do Consumidor vem ganhando espaço no calendário do varejo brasileiro e é uma oportunidade importante para estimular o consumo em um período que normalmente não tem grandes datas comerciais. Quando o comércio se mobiliza coletivamente, com promoções e comunicação integrada, o consumidor também percebe esse movimento e tende a aproveitar mais as oportunidades”, avalia Rose Coelho, que além de lojista, é coordenadora do Núcleo Venda Mais da CDL Florianópolis, e diretora do Sindilojas da região. 

Campanha conecta consumo e aniversário da cidade

Para reforçar o movimento no comércio local, a CDL Florianópolis promove entre 16 e 21 de março uma campanha especial que conecta a Semana do Consumidor às comemorações pelos 353 anos de Florianópolis. A iniciativa, realizada em parceria com o Núcleo Venda Mais, mobiliza lojas da cidade com ofertas e materiais de divulgação. Os estabelecimentos participantes recebem cartazes, móbiles, balões e peças digitais, além de orientações para divulgar as promoções nas redes sociais e canais de atendimento.

“A proposta é aproveitar esse momento para estimular as compras no comércio local e reforçar a conexão dos consumidores com as lojas da cidade”, destaca Rose.

galeria de imagens

Compartilhar: