Clipping Diário - 24/08/2016
Publicado em 24/08/2016
Quarta-Feira - 24/08
CDL
Fonte: Notícias do Dia
Geral
Fonte: Portal no Varejo
Mais de 60% dos consumidores cumprem meta de pagar as contas em dia
Uma pesquisa realizada pela Serasa, mostrou que 89% das pessoas que estabeleceram como meta priorizar o pagamento das contas em dia em 2016, 61,9% afirmaram terem cumprido o objetivo no primeiro semestre do ano. Apesar disso, 70,1% encontraram dificuldades para honrar os compromissos financeiros sem atraso e manter o orçamento no azul.
De acordo com a diretora do SerasaConsumidor, Fernanda Monnerat, mesmo diante do atual cenário econômico, as pessoas estão buscando alternativas para pagar as contas em dia. “O consumidor tem demonstrado interesse em zelar pelo o seu nome e, mesmo encontrando dificuldades financeiras, acaba indo atrás de linhas de crédito, sacando dinheiro da poupança e até mesmo tentando aumentar a fonte de renda para não atrasar as dívidas”, diz.
O levantamento revela também que 38,1% das pessoas não conseguiram alcançar a meta traçada para 2016. O desemprego foi o grande vilão para 41,6% deste grupo, e motivou os atrasos. Em dezembro do ano passado, uma outra pesquisa da Serasa apontou a falta de colocação profissional como responsável pela não pontualidade em 26% dos casos.
Outras justificativas citadas pelos consumidores na pesquisa deste ano foram a diminuição da renda pessoal/familiar (22,3% do total), seguida pelo descontrole financeiro (14,7%) e inflação (11,2%).
Segundo Fernanda quem sofre com a falta de emprego no país precisa ter em mente que se trata de uma fase complicada e cheia de restrições. “Mas ela que pode ser atravessada desde que haja organização e disciplina financeira”, destaca a diretora.
No recorte por regiões, o Sudeste do país é onde se concentra o maior número de consumidores que pagaram suas contas em dia no primeiro semestre deste ano. Dos 89,3% que tinham a intenção de priorizar o pagamento, 64,8% conseguiram.
Os consumidores no Norte formam os que menos conseguiram cumprir essa meta. A diminuição de renda foi a principal razão apontada (30,9% do total) para que mais da metade dos entrevistados ficassem com as contas no vermelho.
Já no restante do Brasil, o desemprego foi o principal motivo para o não pagamento: no Nordeste, 52,0%; no Centro-Oeste, 32,8%; no Sul, 42,9% e, no Sudeste, 39,1%.
Fonte: Exame
Prévia da inflação sobe 0,45% em agosto, menos que esperado
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, subiu 0,45 por cento em agosto, sobre alta de 0,54 por cento no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pesquisa da Reuters com economistas estimava alta de 0,47 por cento para o período.
Fonte: Adjori-SC
SPC Santa Catarina lança cartão que identifica consumidores com as contas em dia
Empresários devem conceder crédito com mais cautela e consumidores devem usá-lo com maior responsabilidade - essa é a tendência inevitável do novo momento da economia, segundo avaliam os dirigentes da Federação das CDLs de Santa Catarina. "A crise que sucedeu ao período de empréstimos fáceis ou aprovações de crédito pouco criteriosas deixou lições definitivas", avalia Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. "Vender bem é ter a garantia de recebimento. E ainda temos milhares de consumidores inadimplentes, aos quais precisamos devolver o poder de compra e ensiná-los a planejar seus gastos", acrescenta.
Com o cartão CDL + Crédito - lançado ontem (22), no 52º Seminário Estadual do SPC/SC, em Gaspar - o cliente tem um cadastro baseado em seu histórico de compras e patrimônio, com o sistema gerando uma avaliação (score) de sua capacidade de compra, sobre a qual o lojista terá garantia de recebimento. "O cartão é aceito em todos os estabelecimentos associados ao SPC/SC e será utilizado tanto como garantia de crédito como referência para o potencial de compra do cliente", explica Mauro Finco, vice-presidente de Serviços da FCDL/SC. "O lojista poderá aprimorar o relacionamento com sua carteira de clientes e o consumidor não precisará fazer um cadastro em cada estabelecimento, bastando atualizá-lo quando necessário", acrescenta.
A nova ferramenta (sem custos na emissão) está em uso piloto em duas lojas de Palhoça, na Grande Florianópolis - e em breve também será testada pela CDL de Concórdia, no oeste do estado. "Nossa expectativa é de incentivar o comerciante a usar o crediário próprio, em detrimento dos bancos ou financeiras, cujos custos podem representar até 10% da operação", observa Finco. Nas próximas etapas o CDL + Crédito oferecerá aos lojistas as opções de antecipar os recebíveis, com taxas mais acessíveis do que as praticadas no mercado. "O cliente também retornará para o pagamento do carnê e dará nova oportunidade de venda ou de relacionamento para o lojista", informa Finco.
Fonte: Tudo sobre Floripa
Hotéis da Capital registram aumento na ocupação em relação a julho de 2015
Uma pesquisa promovida pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) revelou incremento na taxa de ocupação dos hotéis e pousadas da Grande Florianópolis durante o mês de julho em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo a enquete, o aumento geral foi de 3,7%, com registro maior nas praias – uma variação positiva de 42% e nas regiões termais (19,5%). Nos estabelecimentos do Centro e do Continente houve queda de 0,3% e 19,5%, respectivamente.
Fonte: De olho na Ilha
Campeche ganhará shopping a céu aberto em 2017
A Costa Leste de Florianópolis deve ganhar em 2017 o seu primeiro centro de gastronomia, cultura, lazer e serviços: o Multi Open Shopping + Offices. A expectativa dos empreendedores é entregar os escritórios da Torre A no mês de novembro e as Torres B e C em maio do próximo ano. A inauguração do empreendimento está prevista para agosto de 2017.
Localizado no Campeche, o Multi Open Shopping + Offices ocupa um terreno de 8.000 m² as margens da Rodovia SC 406 (com um fluxo de veículos de 35 mil carros por dia), no centro da chamada Costa Leste e próximo dos mais de 60 mil moradores do entorno, que compreende, além do Campeche e Novo Campeche, bairros como Rio Tavares, Lagoa da Conceição, Porto da Lagoa e Morro das Pedras.
No total, o Multi Open Shopping + Offices atenderá um público aproximado de 60 mil pessoas que circulam na região.
Depois de pronto, o Multi Open Shopping + Offices vai gerar 900 empregos diretos. A inauguração oficial está prevista para agosto de 2017.
Sobre o Multi Open Shopping + Offices
O Multi Open Shopping + Offices está localizado na Costa Leste de Florianópolis, que compreende o Campeche, Novo Campeche, Rio Tavares, Lagoa da Conceição, Porto da Lagoa e Morro das Pedras. O empreendimento reúne três torres de escritórios com 155 salas e no térreo, um Open Shopping, com 40 lojas.
Fonte: Notícias do Dia
Loja de Florianópolis é condenada a pagar R$ 5 mil a idoso após ‘vexame’ com alarme antifurto
Uma loja de Florianópolis foi condenada a pagar R$ 5 mil de indenização moral a um idoso de 72 anos. Segundo o TJ-SC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), o autor da ação comprou um cinto no estabelecimento e o funcionário esqueceu de retirar a etiqueta de controle. Quando o cliente saiu do local, o alarme antifurto foi acionado e as sacolas foram arrancadas de sua mão e levadas ao caixa sem que nada fosse dito.
Surpreso e constrangido, o idoso aguardou perto da saída. Depois de dez minutos, a atendente devolveu as compras afirmando que o alarme havia disparado incorretamente. A decisão unânime da 6ª Câmara de Direito Civil levou em consideração o “vexame” pelo qual o cliente passou, principalmente levando em conta a atitude da funcionária após o disparo.
Para o relator, desembargador substituto Rubens Schulz, não ficou demonstrado o argumento da empresa de que sua política é abordar o cliente de maneira respeitosa nesse tipo de caso, já que nenhuma das testemunhas de defesa estava no local no momento.
O magistrado entendeu que o depoimento de outra consumidora confirmou o constrangimento do idoso. "Uma situação deste tipo - quando dispara indevidamente o alarme antifurto em saída de estabelecimento comercial -, se não 'trabalhada' de maneira sensível e cuidadosa, certamente causa grande constrangimento, ainda mais se vivenciada e suportada por uma pessoa idosa", disse Schulz.
Fonte: Notícias do Dia
Campanha nas redes sociais: saiba como interagir com os candidatos à Prefeitura de Florianópolis
Em tempos de internet e de ampla popularização das redes sociais, o eleitor já pode contatar diretamente os candidatos à Prefeitura de Florianópolis para questioná-los sobre planos de governo, questões políticas e sociais, manifestar apoio ou descontentamento e ainda indagar sobre como pretendem resolver os principais problemas da cidade caso sejam eleitos.
As respostas chegam tanto em mensagens privadas pelas redes sociais quanto em vídeos gravados pelos políticos falando diretamente com o eleitor. Veja como interagir com eles.
Angela Albino (PCdoB)
Vice: Gabriel Kazapi (PT)
Priorizam as redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) para receber propostas e se aproximar do eleitor, por meio da interação direta e ao vivo. Tanto a candidata quanto a assessoria de campanha respondem às questões enviadas pelos eleitores, e a demanda já é grande. Segundo informações da assessoria, as pessoas querem saber a posição da candidata em relação a temas como a ocupação da Ponta do Coral e a revisão de direitos previdenciários conduzidas pelo presidente Michel Temer, como a candidata pretende retomar os investimentos em cultura na Ilha e também enviam mensagens de apoio à candidatura. A partir da próxima semana deverá haver inserções ao vivo pelo Facebook para debater temas como Juventude, Mulheres, Direitos Humanos e Mobilidade, utilizando ferramentas como Face to Face, Facebook Live e Periscope no Twitter.
Canais na internet
facebook.com/angelaalbinosc
twitter.com/angela_albino
instagram.com/angelaalbinosc
facebook.com/kazapigabriel
twitter.com/GabrielKazapi
Angela Amin (PP)
Vice: Rodolfo Pinto da Luz (PSD)
Quem quiser falar com a pepista pode apostar no Facebook oficial da campanha como o melhor canal de contato. É por lá que a candidata recebe as manifestações de apoio, sugestões, propostas e dúvidas dos eleitores e responde através de comentários ou mensagens inbox. As redes sociais também permitirão ao eleitor conhecer mais sobre o plano de governo, pois os questionamentos serão respondidos com base no que a postulante pretende desenvolver, caso eleita. A estratéacute;gia bastante focada no corpo a corpo das ruas também abre outro canal de interação, em um contato pessoal com a candidata. O vice Rodolfo Pinto da Luz também disponibiliza o Facebook, com retornos inbox, por e-mail ou telefone caso seja necessário um atendimento personalizado, além de atender pessoalmente nas reuniões e caminhadas onde há contato direto com o público.
Canais na internet
facebook.com/angelaamin11
twitter.com/angelaamin11
instagram.com/angelaamin_
Snapchat: AngelaAmin11
facebook.com/rodolfo.pintodaluz
instagram.com/rodolfojpluz
Elson Pereira (PSOL)
Vice: Fábio Botelho (PV)
O candidato recebe as demandas dos eleitores por vários canais, desde o site institucional da campanha até mensagens via Messenger, Facebook e Twitter. O Instagram é utilizado mais para postagem de fotos e há um canal no YouTube. Segundo o candidato, a interação já é tão grande que equivale à última semana de campanha das eleições de 2012. A maioria são mensagens de apoio e de pessoas querendo atuar como voluntários na corrida eleitoral, mas também há indagações sobre problemas da cidade e planejamento. As demandas tradicionais, como saúde e educação não têm sido tão recorrentes. Em geral, responde no mesmo dia.
Canais na internet
facebook.com/elsonprefeito50
twitter.com/elsonprefeito50
instagram.com/prof_elson
youtube.com/user/50elson
www.elsonpereira.com.br/fale-com-a-gente/
facebook.com/fabio.botelho43
Gabriela Santetti (PSTU)
Vice: José Alvarenga (PSTU)
Pode ser contatada pelo Facebook pessoal ou do partido, Twitter ou Instagram. A assessoria do PSTU não informou sobre as redes sociais do candidato a vice.
Canais na internet
facebook.com/gabriela.santetti.1
twitter.com/Gabi_Santetti
instagram.com/gabriela_santetti/
facebook.com/pstu.florianopolis
Gean Loureiro (PMDB)
Vice: João Batista Nunes (PSDB)
O peemedebista tem forte atuação nas redes sociais e o eleitor pode fazer contato, tirar dúvidas, enviar perguntas e temas. Ele mantém uma rotina diária de postagens no Facebook, Twitter e Instagram e também publica vídeos nesses canais com a tag "Gean responde" para tirar dúvidas. Como recebe muitas perguntas, procura escolher os temas mais citados para responder o máximo possível. Também responde nas próprias postagens e inbox. O site disponibiliza espaço para contribuições e a campanha nas ruas abre um canal de diálogo direto com o candidato.
Canais na internet
twitter.com/geanloureiro
facebook.com/geanloureiro
facebook.com/geanprefeito
instagram.com/gean_loureiro
www.gean15.com.br/fale-com-gean
facebook.com/joaobatistanunes2
instagram.com/joaobatistanunesii
Maurício Leal (PEN)
Vice: Marcos Vieira (PEN)
O contato pode ser feito pela página pessoal dos candidatos no Facebook.
Canais na internet
facebook.com/mauricio.leal55454
facebook.com/antoniomarcosvieira.vieira.56
https://www.facebook.com/pen51florianopolis/
Murilo Flores (PSB)
Vice: Edupércio Pratts (PSB)
Está com quatro redes sociais, sendo que Twitter, Facebook e Instagram são as mais utilizadas para atender a demanda dos eleitores. O Snapchat servirá mais para divulgar os bastidores da campanha. Posteriormente, no site oficial da campanha que deve entrar no ar até a próxima semana, haverá uma aba de Contato, por meio da qual as pessoas podem preencher um formulário com suas questões. A resposta será enviada por e-mail ou em vídeos divulgados nas redes sociais. Quem responde é o candidato, atendendo a demanda repassada pelo comitê de campanha. Por meio do monitoramento de citações do candidato no Twitter, a assessoria também filtra novas demandas e procura responder às pessoas que postam comentários ou dúvidas.
Canais na internet
facebook.com/muriloflores40
twitter.com/muriloflores40
instagram.com/muriloflores40
Snapchat: muriloflores40
twitter.com/eduperciopratts
instagram.com/edupercio/
www.muriloflores40.com.br (em construção).
Fonte: Meio e Mensagem
Menos custos e mais eficiência
Ao entrar numa loja, os dados do seu celular permitem ao vendedor desenhar um atendimento personalizado para você. Não há o tamanho que você procura? Sem problemas. A peça será entregue em sua casa. E, para finalizar, você fecha a compra num serviço de autoatendimento, sem filas. É o que promete a Omniera – Loja do Futuro, em exposição no Latam Retail Show, evento organizado pela GS&MD Gouvêa de Souza, que acontece entre 23 e 25 deste mês, em São Paulo.
Apesar do termo futuro, as soluções são para o presente. Com ambientes físicos do segmento de moda, alimentação, beleza e conveniência, a loja traz recursos que já estão disponíveis no mercado para aplicação no varejo. “O lema é diminuir custos e aumentar a eficiência no curto prazo, sem grandes inovações, em sintonia com o momento econômico do Brasil”, explica Ricardo Michelazzo, CEO da GS&COMM, empresa que impulsionou a loja junto a parceiros digitais e varejistas. O empreendimento foi montado pela primeira vez em 2015, no mesmo evento.
O esforço consiste em quebrar as barreiras entre o mundo físico e o digital, por meio da integração omnichannel, ou seja, entre todos os canais de compra. As tecnologias escolhidas para 2016, algumas já em uso nos e-commerces, são menos disruptivas e mais produtivas. Um tanto diferente do ano passado, lembra Michelazzo, já que recursos como o espelho inteligente, no qual o cliente poderia provar roupas digitalmente, fazia com que as pessoas passassem bastante tempo experimentando os modelos, mas sem comprá-los de fato. O objetivo, acima de tudo, é apresentar experiências que convençam o consumidor a efetuar a compra.
É o mobile que conecta clientes, vendedores e gestores na loja de 2016, por meio de softwares da Totvs, Vtex, Linx, Teradata e Facebook. Este último fornece principalmente dados sociais de quem se encontra na loja, que se somam às informações transacionais do cliente, obtidas pelos softwares via histórico de navegação do celular, por exemplo. É possível saber se o consumidor clicou em determinado produto no site da loja ou se abandonou uma compra no carrinho do e-commerce, por exemplo. Todas essas ferramentas visam personalizar o atendimento, segundo Michelazzo. A prateleira infinita, que mostra todo o estoque no e-commerce, e o click collect, no qual o cliente faz o pedido num local – num café, por exemplo – e retira em outro ponto da loja, estão entre os recursos disponíveis.
Além das informações e preferências do cliente, outras ferramentas estão disponíveis ao vendedor, como a coordenação das filas. Já o gestor acompanha toda a movimentação da loja em tempo real, por meio de mapeamentos, histórico do estoque e integração dos canais e ferramentas. “Além da informação em tempo real, as tecnologias deste ano oferecem planos de ação para o gestor melhorar o desempenho”, diz Michelazzo. Todas as ferramentas de gestão também poderão ser acessadas no celular do profissional.
O staff de promotores da loja é composto por profissionais da Marco Marketing Consultants. Segundo comunicado da empresa, a proposta do atendimento é mostrar a importância do treinamento para que o aspecto humano contribua para uma experiência de compra positiva e agradável.
Para implementar tais medidas, é fundamental que a loja já tenha integrado tanto a base de dados de seus clientes quanto suas transações online e off-line, ressalta Michelazzo. Por conta desse fator, o CEO acredita que nenhum estabelecimento implantará esses recursos de uma vez. Nenhuma loja no Brasil também utiliza todas essas tecnologias na íntegra, e talvez nem no mundo isso aconteça, pelo menos em larga escala, segundo o profissional.
Para Michelazzo, as lojas médias são as mais propícias a implementar os recursos mostrados na loja montada no Latam Retail Show, evento dedicado ao varejo, franchising, e-commerce e shopping centers. “Elas são menos burocráticas, tecnologicamente mais ágeis e utilizam menos softwares”.
galeria de imagens
destaques
-
Carnaval 2025: Sindilojas de Florianópolis e Região orienta sobre o funcionamento do comércio
Por Assessoria Sindilojas em 20.02.2025
-
CDL Florianópolis promove o primeiro encontro do Papo Inova no Centro
Por Marketing CDL em 11.02.2025
-
CDL Florianópolis apresenta projeto-piloto para otimizar a coleta de lixo no Centro com carro coletor motorizado elétrico
Por Assessoria CDL em 28.01.2025