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Clipping Diário - 03/05/2014

Publicado em 03/05/2014

Alimentos saudáveis para todos os bolsos Florianópolis ficou no topo das capitais do país onde as pessoas seguem dieta mais saudável 30% consomem frutas e verduras cinco vezes por semana , ao lado de Brasília e Belo Horizonte. Mas esse percentual pode subir bem mais porque a população tem ampla oferta desses alimentos, com preços acessíveis a todos os bolsos. A Ceasa em São José, o cinturão verde dos municípios produtores de hortaliças da região, mais a compra direta de outros Estados fornecem por preços que vão de R$ 1,49 por quilo ou mais, dependendo do padrão e procedência. No ano passado, as unidades da Ceasa de São José, Blumenau e Tubarão venderam 410 mil toneladas de produtos, 4% a mais do que no ano anterior, informa o diretor da empresa, Geraldo Pauli. Para a região de Florianópolis, foram 310 mil toneladas. No ano anterior, a expansão ficou em 3%. Na avaliação dele, os estímulos constantes à melhor alimentação para uma vida mais saudável pode acelerar essa demanda. Para atender a população, há uma rede de sacolões, feiras, direto do campo, supermercados e lojas que compram na Ceasa ou de outras empresas. O Ministério Público Estadual exige testes constantes para controlar o uso de agrotóxicos e garantir qualidade.   Onde até estrelas compram frutas Um dos pontos de venda de frutas, verduras e legumes onde algumas estrelas e consumidores da Ilha de SC não tão conhecidos se encontram é o Direto do Campo (foto) da Avenida Beira-Mar Norte. O gerente Rafael Desen diz que até a ex-BBB Monique Amin comprou lá. Entre os clientes estão chefs de cozinha, jogadores de futebol do Avaí e Figueirense, políticos, empresários, moradores da região e quem passa pela avenida. Além de uma série itens de SC e do país há uma banca de orgânicos de Antônio Carlos.   Verduras rastreadas Para oferecer mais segurança aos consumidores sobre o controle de agrotóxios, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) lançou programa de rastreamento digital. Por meio de um QR Code, o consumidor pode saber a procedência do alimento. As redes Angeloni e Hippo já adotaram. A próxima deve ser o Giassi. Segundo o assessor trituário da Acats, Marcos Koenig, os hortifrutis respondem por cerca de 10% do faturamento do setor e 10% são vendidos em embalagens. Fonte: Diário Catarinense – Estela Benetti – 03-05

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