ParticipACT é apresentado a diretores e conselheiros da CDL Florianópolis

Projeto de pesquisa da UDESC explora tecnologia de informação e comunicação para incluir o cidadão na gestão de cidades inteligentes

Diretores e conselheiros da CDL Florianópolis conheceram detalhes do aplicativo ParticipACT nesta terça-feira, 30/10, em apresentação feita pelos pesquisadores do Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGES) do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Lançado em meados de setembro na capital, o PartipACT é um aplicativo gratuito que permite que os cidadãos façam o registro de problemas urbanos relacionados às áreas de transporte e mobilidade, segurança, acessibilidade, meio ambiente e animais, infraestrutura, social e outros, contribuindo para a gestão eficiente e inteligente de cidades.

"Em cidade que produz vinho deve ser comum ver pessoas andando com cestos e oferecendo uvas. Em Florianópolis se produz tecnologia e o que estamos recebendo aqui é resultado de uma vocação da cidade e ficamos bastante satisfeitos em conhecer o ParticiPACT", diz o presidente da CDL Florianópolis, Lidomar Antônio Bison. "O aplicativo está afinado com um conceito muito atual de engajamento e participação das pessoas, parabéns à iniciativa", conclui.

O ParticipACT Brasil é um projeto de pesquisa acadêmica que busca a gestão eficiente e participativa de cidades inteligentes por meio de uma plataforma de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Entre os objetivos do projeto, está a implantação de um big data com dados de organizações públicas e privadas, além dos dados coletados de forma participativa e colaborativa pelos cidadãos, com o suporte de um sistema de mobile crowdsensing (MCS).

Depois de instalar o APP, o usuário utiliza seu smartfone para registrar os problemas da cidade, apontando no mapa o local da ocorrência e descrevendo-a em texto, áudio e/ou vídeo. Os registros poderão ser visualizados no mapa no próprio aplicativo e no portal http://www.participact.com.br.

“Não apenas apoiamos sua divulgação como, mais do que isso, vislumbramos o uso prático da ferramenta também pela entidade em ações alinhadas com as nossas bandeiras. Já estamos encaminhando estudos juntos aos pesquisadores para desenvolver alternativas", diz Bison.

O ParticipACT foi desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em parceria com outras duas instituições – Universidade de Bologna (UNIBO), que desde 2012 executa projeto semelhante na Itália, e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). O projeto também conta com apoio de entidades como a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), e Associação FloripAmanhã, além de empresas do polo tecnológico de Florianópolis como a Neoway.

Fotos: André Miranda Fotografia - Clique aqui para abrir a galeria

Voltar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ver mais notícias