Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR

Nota Oficial

CDL de Florianópolis defende a redução de ambulantes nos balneários para temporada de verão 2019/2020

A CDL de Florianópolis defende a iniciativa da Prefeitura Municipal da Capital na redução do mix de produtos, assim como de comércio ambulante para a temporada de verão 2019/2020, em favor do comércio legal nos balneários e praias da Cidade.

Como é sabido, a prefeitura lança anualmente o edital de trabalho para a temporada de verão e neste ano houve redução de 1.159 para 1009 vagas de trabalho, além do mix de produtos comercializados, que eliminou os item que são clássicos de falsificação e de produção industrial – ficando permitido o artesanal regional.

Este tipo de iniciativa inibe a presença de ambulantes irregulares e apoia o comércio estabelecido que paga impostos e gera emprego e renda para a Cidade durante o ano inteiro, cuja temporada de verão é a grande oportunidade de faturar e assegurar a sobrevivência do negócio até a temporada seguinte.

Os turistas, moradores e comerciantes estão saturados de conviver e ter que concorrer de forma desleal com centenas de vendedores ambulantes ilegais que ocupam a faixa de areia para oferecer produtos de origem ilegal, assim como alimentos sem qualquer cuidado com a manipulação, desencadeando um enorme problema de saúde pública no município.

A entidade entende que mesmo sendo um avanço significativo na regulamentação dessa atividade autorizada pelo município, o que mais traz preocupação e conflito é o elevado número de ambulantes que atuam sem qualquer autorização, chegando a quatro vezes a mais do que é autorizado pelos editais, que em razão da insuficiência do poder público em agir, atuam cotidianamente à margem das leis, trazendo transtornos a cada ano.

Ernesto Caponi
CDL de Florianópolis


Voltar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ver mais notícias