Aliança Pela Vida ajuda a reduzir óbitos e internações por Covid-19 na Grande Florianópolis

Criado pelo setor produtivo para auxiliar a conter a sobrecarga de pacientes nos hospitais das redes pública e privada, o serviço Aliança Pela Vida já contabiliza cerca de 3,5 mil atendimentos. Oferecendo telemedicina, exames e encaminhamentos a unidades de saúde – tudo gratuitamente – a iniciativa foi estendida por mais dois meses, diante do sucesso da empreitada.

“O Aliança Pela Vida está fazendo a diferença e trouxe suporte e conforto à população em meio ao pior momento da pandemia, quando a capacidade do sistema de saúde estava esgotada e não se tinha perspectiva de melhoria pelo poder público. Nosso objetivo de salvar vidas tem sido alcançado com efetividade”, afirma Rodrigo Rossoni, presidente da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF).

Para Marco Aurélio Alberton, presidente do Sinduscon Grande Florianópolis, a queda no número de atendimentos reflete esta contribuição. “Em 27 de março foram 113 atendimentos, entre presenciais e por telemedicina. No último domingo (02) foram apenas 18”, explica.

“O objetivo é reduzir a transmissão viral, melhorar os sintomas, diminuir a atividade inflamatória, tratar infecção pulmonar secundária, prevenir eventos trombóticos e tratar hipoxemia silenciosa”, explica Gustavo Ayala, diretor médico da Help Emergências Médicas. A empresa foi contratada para o serviço, que contempla telemedicina, controle diário dos pacientes e encaminhamentos para casos mais graves.

Até agora foram arrecadados mais de R$ 4 milhões para a Aliança Pela Vida, cujo contato é acessível a todos pelo telefone 0800 402 0000.

O serviço une a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL), a empresa ENGIE Brasil Energia, o Sinduscon Grande Florianópolis, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), a Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (AEMFLO), a Câmara de Dirigentes Lojistas de São José (CDL-SJ), o movimento Floripa Sustentável, a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Federação das Indústrias de SC (FIESC), a OAB/SC, o Laboratório Santa Luzia/DASA, a Intelbras e a C-Pack Creative Packaging.

Ouça o podcast, clique aqui.