Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR
IMPRENSA | Notícias |

Nota Oficial - Ambulantes na praia

Entidades defendem inciativa da Prefeitura de Florianópolis, em favor do comércio legal e paz dos veranistas

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), a Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em SC (Abrasel) defendem iniciativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis em reduzir o número de ambulantes nas praias da cidade na próxima temporada de verão. A medida também restringe o mix de produtos comercializados, eliminando itens que são clássicos da falsificação.

Os turistas e moradores estão cansados de conviver, no cotidiano do verão, com centenas de vendedores ambulantes os importunando na faixa de areia - muitos deles menores de idade - oferecendo produtos de origem ilegal, contrabandeados e/ou falsificados, alimentos sem a manipulação apropriada, entre outros problemas.

Grande parte destes vendedores sequer é de nossa cidade ou região e são explorados por intermediários que também ferem a legalidade das relações de trabalho.

Prejudicam diretamente os comerciantes estabelecidos nos balneários, que pagam tributos e geram empregos diretos e indiretos, cuja temporada de verão é a grande chance de faturar e assegurar a sobrevivência no restante do ano.

A iniciativa da PMF coincide com bandeiras históricas das entidades – a defesa da concorrência justa e leal e do respeito às leis, em favor dos comerciantes e consumidores.

As praias são territórios democráticos e de livre circulação, mas não podem se tornar uma terra de ninguém.

Florianópolis, 06 de novembro, 2018.

A Direção
ACIF
CDL
Abrasel

Voltar