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IMPRENSA | Articulações Políticas |

CDL de Florianópolis participa do 1º Seminário de Avaliação da Temporada de Verão

Entidades ligadas ao Fortur debatem o turismo da Capital e fazem planejamento estratégico para o ano seguinte

Depois de uma virada de ano estagnada, o resultado ao final da temporada de verão 2019 frustrou as entidades participantes do Fortur – Fórum de Turismo da Grande Florianópolis. Os dados técnicos foram apresentados por algumas entidades durante o 1º Seminário de Avaliação da Temporada de Verão da Capital.

De acordo com o levantamento feito pela Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – dentro dos estabelecimentos comerciais, após o réveillon o movimento praticamente se igualou a 2018 batendo a média de 53%, sendo que em março esse número aumentou para 74% na queda no movimento em relação à temporada anterior. O mesmo ocorreu para o ticket médio: na primeira etapa da pesquisa o consumo foi de 69% e após a temporada teve um aumento de 88%.

Segundo o presidente da Abrasel em SC, Raphael Dabdab, o segmento de alimentação está atrelado ao poder aquisitivo, e grande parte das refeições fora do lar está aliada ao lazer, que é uma das primeiras coisas que as pessoas reduzem no orçamento.

Para compartilhar o olhar macro do setor turístico, o presidente do Grupo Ric SC, Marcello Petrelli, conversou com os empresários e enfatizou a união das entidades, e também como os fatores qualidade e segurança impactam no desenvolvimento do setor.

“Mobilidade é o futuro. Se as entidades não estiverem unidas neste processo, Florianópolis perderá a qualidade e consequentemente reduzirá a segurança, e sem essas duas importantes chaves, perdemos o turismo”, alertou Petrelli.

Planejamento para temporada de verão 2020

Para uma temporada de verão mais assertiva em 2020, os integrantes do Fortur prepararam um plano de ação e ressaltaram projetos que deram certo neste ano, a exemplo do trabalho em unidade com a segurança, fiscalização dos ambulantes e dos transportes, assim como o curso do edital de ambulante para dar continuidade aos trabalhos.

Para o gerente de Articulação e Negócios da CDL de Florianópolis, Hélio Leite, é muito importante que as entidades compactuem do mesmo entendimento e, principalmente, que trabalhem juntas por um processo que já vem ao longo dos anos que é o detrimento do nível dos turistas no Estado e especificamente em Florianópolis.

“Esse é um grande passo para obter resultados diferentes e acreditamos que conseguiremos trabalhar juntos e mudar o panorama do turismo da grande Florianópolis”, pontuou Leite.

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