CLIPPING - 24/03/2020

CDL de Florianópolis - Televisão

Emissora: ND TV - Florianópolis/SC

Programa: Cidade Alerta SC
Sinopse: Plantão Coronavírus. Informações ao vivo da coletiva do Governo do Estado na Central de Comando. Entrevista ao vivo com Carlos Moisés, governador de Santa Catarina. Helton Zeferino, secretário de Saúde SC. Paulo Eli, secretário da Fazenda SC. Lucas Esmeraldino, secretário de Desenvolvimento Sustentável.

CDL de Florianópolis - Rádio

Emissora: Jovem Pan/Florianópolis - Florianópolis/SC

Sinopse: Marcos Brinhosa, da CDL, fala sobre as compras durante a crise da pandemia do Corona Vírus.

CDL de Florianópolis - Web

Site: Informe Floripa

Sinopse: CDL de Florianópolis orienta que não seja estocado alimentos em casa. Ação aglomera pessoas e favorece a proliferação do Covid-19. O consumo desenfreado nos supermercados tem chamado atenção em todo o território catarinense após vigorar o Decreto nº 515, de 17 de março de 2020, em que declara situação de emergência no estado de Santa Catarina.

Site: Regata News

Sinopse: A Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis e o Sindilojas de Florianópolis e Região criaram na um comitê de análise de crise para tratar da pandemia do Covid-19. No encontro, os representantes do comércio varejista analisaram o cenário no intuito de identificar os impactos no setor produtivo na Capital e maneiras de evitar a disseminação do vírus.

Site: Floripa Amanhã

Sinopse: Coronavírus: CDL e Sindilojas de Florianópolis criam comitê para análise de crise 18/03/2020 Sindilojas A Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis e o Sindilojas de Florianópolis e Região criaram na manhã de terça-feira (17) um comitê de análise de crise para tratar da pandemia do Covid-19.

Site: Portal NSC Total

Sinopse: Ao ampliar por sete dias as medidas restritivas em Santa Catarina, o governador Carlos Moisés da Silva também falou sobre a perspectiva de retomada das atividades econômicas no Estado por conta do novo coronavírus. O decreto 515/2020, editado na semana passada, teve duração de sete dias e terá prorrogação por mais sete a partir desta quarta-feira (25). Com isso, as cidades catarinenses terão pelo menos 14 dias de isolamento e paralisação de empresas e serviços.

Site: Portal NSC Total

Sinopse: A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) realizou uma sondagem regional sobre o impacto do período de isolamento nos negócios das empresas e o resultado indicou o esperado. Foram ouvidos 641 empresários, dos quais 80,1% informaram que tiveram quedas nas vendas superiores a 20% em seus negócios. Em alguns casos, houve queda de 100%. Quanto a emprego, 13% demitiram empregados durante esse período. A pesquisa considerou três dias, de 19 a 21 de março.

Site: Portal G1

Sinopse: O dólar fechou em alta nesta segunda-feira (23), após dois dias de trégua no final da semana passada, em meio ao avanço do número de mortes provocadas pelo coronavírus e com vários países ampliando medidas restritivas para tentar frear a propagação da pandemia de coronavírus.

Site: Ecommerce Brasil

Sinopse: Em conjunto com o Ministério da Economia, a Confederação está buscando medidas emergenciais que possam, de alguma maneira, amenizar os impactos crise no nosso setor.

Site: Jornal Norte Sul

Sinopse: Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a estimativa é que o setor de comércio e serviços seja impactado negativamente em mais de R$ 100 bilhões nos próximos meses. A projeção tem como premissa a normalização das atividades a partir de maio. Caso os efeitos da pandemia avancem além desse período, o impacto poderá ser ainda maior.

Site: Rede Brasil Atual

Sinopse: O Brasil entrou em 2020 com o rendimento médio dos seus habitantes em dólares 29,2% inferior ao do ano de 2013. Acumulam-se já sete anos de economia paralisada no fundo do poço acompanhada da degradação social, tendo um a cada quatro brasileiros procurando trabalho e desemprego aberto atingindo 1/5 dos que têm título de doutor, 1/3 dos titulares de mestrado e 1/10 daqueles de baixa escolaridade.

Site: Correio Braziliense

Sinopse: O mercado financeiro rebaixou novamente a perspectiva de crescimento da economia brasileira neste ano. A média das projeções caiu de 1,68% para 1,48%, com viés de baixa, no Boletim Focus desta semana.

Site: Revista Veja

Sinopse: O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, disse que a pandemia causada pelo novo coronavírus terá “efeito contracionista extremamente significativo sobre a atividade global”. A análise está na ata da reunião do colegiado, divulgada nesta segunda-feira, 23. Na última quarta-feira, o comitê cortou de 4,25% ao ano para 3,75% ao ano Selic, taxa básica de juros da economia.

Site: Revista Exame

Sinopse: A expectativa de crescimento da economia brasileira em 2020 caiu de alta de 1,68% para 1,48%, conforme o Relatório de Mercado Focus, divulgado nesta segunda-feira, 23, pelo Banco Central (BC). Há quatro semanas, a estimativa era de crescimento de 2,20%.