CLIPPING - 12/06/2020

CDL de Florianópolis - Televisão

Emissora: ND TV - Florianópolis/SC

Programa: ND Notícias
Sinopse: Uma das datas mais esperadas pelo comércio, o dia dos namorados, deve representar um crescimento nas vendas aqui no estado. Lojistas estão confiantes e apostam em promoções para atrair os clientes. Entrevista com Renan Marques – gerente de loja, Camilo Martins – prefeito Palhoça, Ernesto Caponi – presidente CDL Florianópolis, Leonardo Mourão – proprietário de restaurante.

Programa: SC no Ar

Sinopse: Hoje é o dia dos namorados, para ajudar nas vendas de uma das datas mais importantes para o comércio ontem feriado de corpus Christi foi ponto facultativo na maioria das cidades catarinenses. Entrevista com Renan Marques, gerente de loja, Camilo Martins, prefeito de Palhoça, Ernesto Caponi, Presidente CDL Florianópolis, Leonardo Mourão, proprietário de restaurante.

CDL de Florianópolis - Rádio

Emissora: Jovem Pan/Florianópolis - Florianópolis/SC

Programa: Jornal da Manhã - Edição Local
Sinopse: Empresário participarão de evento online sobre Bio Segurança. Rafael, da CDL, fala sobre o tema.

Emissora: Jovem Pan/Florianópolis - Florianópolis/SC

Programa: Jornal da Manhã - Edição Local
Sinopse: CDL divulga parceria com a Premium Saúde.

CDL de Florianópolis - Impresso

Jornal: Notícias do Dia/Florianópolis

Sinopse: Apostando nas vendas do Dia dos Namorados, lojas da Capital abrem hoje com horários definidos pelos próprios comerciantes.

Jornal: Notícias do Dia/Florianópolis

Sinopse: Prefeito Gean Loureiro, pelo menos até agora em alta, foi questionado durante reunião com a CDL se havia alguma possibilidade de aumentar impostos para suprir a queda de arrecadação municipal.

Site: ND Digital

Sinopse: Em meio à pandemia e ao acúmulo das contas, a cabeleireira Anamaria de Oliveira, de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, quase fechou as portas. A solução para a profissional, que há 18 anos passou de professora a microempresária, foi o Programa Juro Zero.

Site: Portal NSC Total

Sinopse: O Tribunal de Contas da União (TCU), na apreciação das contas do primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, realizada nesta quarta-feira, avaliou como irregular o investimento de R$ 7,6 bilhões na empresa Emgepron, vinculada à Marinha do Brasil e ao Ministério da Defesa, para a compra de quatro fragatas classe Tamandaré, que serão fabricadas pelo estaleiro Oceana, em Santa Catarina.

Site: Brasil 247

Sinopse: Todos os três principais índices de ações dos Estados Unidos perderam mais de 5%, registrando a pior queda percentual em um dia desde 16 de março, quando os mercados foram lançados em queda livre pelos abruptos lockdowns criados para conter a pandemia.

Site: Estadão

Sinopse: A liquidez sem precedentes que vem sendo despejada no mercado financeiro internacional, que só no caso do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) já bateu em US$ 3 trilhões nas últimas semanas, vem enfraquecendo o dólar mundialmente e valorizando as moedas de emergentes, mas as previsões para o câmbio no Brasil seguem cautelosas, mesmo com a queda recente da divisa dos EUA ante o real, de acordo com estrategistas ouvidos pelo Estadão/Broadcast.

Site: CNDL

Sinopse: Diante dos desafios econômicos causados pela crise da COVID-19, o SPC Brasil lançou um serviço para auxiliar os empresários a encontrar soluções para recuperação de débitos.

Site: A Gazeta

Sinopse: No documento, a OCDE alerta que a queda do Produto Interno Bruto (PIB) global este ano poderá ser ainda mais acentuada.

Site: A Gazeta

Sinopse: Governo anuncia R$ 15,9 bi para empréstimos a pequenos negócios.

Site: Agência Brasil

Sinopse: A economia brasileira deve apresentar queda de 7,4% neste ano, segundo previsão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Essa retração pode ser ainda maior, se houver uma segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus (covid-19), chegando a 9,1% de queda do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país).

Site: Sul 21

Sinopse: O setor industrial é o motor do crescimento econômico, contudo, a indústria de transformação brasileira vem perdendo participação no Produto Interno Bruto (PIB) conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), visto que sua participação, que chegou a perfazer 30% do PIB na década de 1980, passou para 13,3% em 2012 e, caso continue nesse ritmo, a projeção para 2029 é de menos de 10%.