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Dicas ao Consumidor

O atendimento ao consumidor é um serviço disponibilizado à sociedade em prol de resguardar os direitos dos consumidores e dos lojistas frente ao Código de Defesa do Consumidor e Regulamento Nacional de SPCs.

Dúvidas Frequentes

COMO LIMPAR MEU NOME?

1. Realizar uma consulta, através do Aplicativo SPC Consumidor:
Disponível no Google Play.
Disponível na App Store.

2. Como o consumidor é notificado:
Recebe uma notificação em nome do SPC Brasil. Ele tem em média 13 dias, a contar da data da postagem da notificação, para entrar em contato com o Credor e negociar ou quitar a dívida, caso contrário, o nome é incluído no banco de inadimplentes do SPC.

3. Prazo para retirada do nome:
A exclusão é realizada diretamente pela empresa credora, que possui acesso ao banco de dados do SPC.
O prazo habitual para a exclusão do registro é de 48 horas úteis, empresas nacionais de grande porte tem até 5 dias úteis para a exclusão do registro.

4. Declarações para fins Judiciais:
Solicitar através do e-mail particular para: spc@cdlflorianopolis.org.br
Anexar ao e-mail documentos de identificação RG e CPF.

5. Alerta de Documentos:
Enviar uma solicitação do seu e-mail particular para: spc@cdlflorianopolis.org.br
Anexar ao e-mail documentos de identificação RG e CPF e Boletim de Ocorrência.

DICAS PARA NÃO FICAR INADIMPLENTE

- Privilegiar os pagamentos à vista;

- Planejamento financeiro para garantia até a aposentadoria;

- Planilha mensal dos gastos domésticos;

- Nas compras a prazo, prefira um número menor de prestações;

- Somar os juros e calcular o preço final dos produtos comprados a prazo;

- Não se ater ao valor da prestação, e sim ao valor final do produto;

- Manter sempre uma reserva financeira por segurança;

- Evitar fazer transações contraindo empréstimos bancários;

- Não comprometer toda a renda com compras, deixando uma reserva para eventualidades.

FRAUDES E GOLPES

Consumidor, alguns fatos podem deixá-lo em situações desfavoráveis, como a FRAUDE ou o GOLPE com utilização indevida dos seus documentos, principalmente o RG e CPF.

Por isso, disponibilizamos algumas DICAS para tentar evitar tais problemas:

- Se possível, não assine na parte de trás de seus cartões de créditos. Escreva no verso, “SOLICITAR A RG”;

- Tire cópia de todos os seus documentos. Não se esqueça de copiar frente e verso. Isso facilitará a retirada de novos documentos caso algum deles seja furtado/roubado;

- As maiores fraudes acontecem com a adulteração do RG, CPF e cartões de crédito, assim, sempre que fornecer estes documentos para alguém, mantenha eles ao alcance de sua visão para evitar a cópia não autorizada.

- Procure selecionar seu local de compras, adquirindo os produtos em locais de confiança e que possuam segurança;

- Não abra sua carteira em locais públicos e não deixe seus documentos com estranhos;

- É importante que sempre que houver a necessidade da entrega da cópia dos documentos pessoais em algum estabelecimento público ou privado, se coloque "duas linhas" paralelas, na cópia, tal como num cheque cruzado e dentro desse cruzamento escrever: "entregue para a loja X" ou, então, entregue ao órgão público "Y". Isso ajuda a evitar que seus documentos sejam utilizados para abertura de contas, solicitação de empréstimos, caracterizando a fraude;

- Jamais forneça qualquer senha a outras pessoas e não aceite ou solicite ajuda de terceiros quando estiver na agência bancária ou caixa eletrônico, exceto quando a ajuda for de funcionário do banco, identificado para operar os terminais eletrônicos. Ao finalizar qualquer operação, pressione a tecla "Anula" antes de deixar o local.
O correntista /consumidor é responsável por todo e qualquer uso que seja feito do cartão magnético até o momento em que a sua perda ou furto seja comunicado ao banco;

- Em caso de furto ou roubo dos seus documentos, faça o mais rápido possível um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC. Isto comprovará ao comércio de modo geral que você tomou todas as ações imediatas e evitará futuros problemas;

Contate com o e-mail spc@cdlflorianopolis.org.br e solicite a inclusão de alerta no seu cadastro.  

INFORMAÇÕES NO SPC

1. Como fazer para verificar se meu nome está incluído no serviço de proteção ao crédito?
R: Dispomos de aplicativo de celular SPC Consumidor, onde pode ser feita a consulta gratuita referente a base nacional do SPC e verificar a pontuação do Score. Antes da consulta deverá ser feito um cadastro e a consulta será individual para este cadastro.

2. Recebi uma carta do SPC, avisando que o meu nome está sendo incluído no banco de dados de devedores. Como eu faço para consultar meu nome?
R: Pode consultar através de aplicativo de celular SPC Consumidor, se precisar de uma declaração de SPC basta solicitar pelo e-mail spc@cdlflorianopolis.org.br, colocando em anexo documentos de identificação: RG, CPF, CNH.

3. Estou registrado no SPC, porém desconheço o débito. O que fazer?
R: Pode consultar através de aplicativo de celular SPC Consumidor e verificar qual empresa negativou seu nome. De posse desta informação, mantenha contato com a empresa e verifique a origem do registro e analise as opções disponíveis para a regularização da situação. Após o pagamento do débito existente ou renegociação da dívida, a empresa credora procederá com o cancelamento do registro.

4. Como devo fazer para pagar minha dívida?
R: Faça contato com a empresa com a qual você está em débito. Caso não saiba qual é a empresa ou onde ela está localizada, pode consultar através do aplicativo de celular SPC Consumidor onde constarão as informações. Procure a empresa e verifique as formas de pagamentos disponíveis.

5. Já paguei minha dívida. Como faço para tirar meu nome do SPC?
R: A empresa, assim que recebe o pagamento do que lhe é devido, efetua a retirada do registro. Caso o pagamento tenha sido efetuado e o registro continue constando no SPC, mantenha contato com a empresa e informe sobre a permanência do registro. É preciso que a empresa verifique se não restam outros débitos pendentes.
Atenção: em caso de carnês ou débitos compostos de várias prestações vencidas, é preciso apresentar o documento de pagamento completo, comprovando o pagamento de todas as parcelas.

6. Tenho cheques devolvidos. O que faço para regularizar minha situação?
R: Pague os cheques aos seus credores, resgatando-os. Compareça à agência bancária de origem destes cheques (onde você tem ou tinha conta corrente), apresente os cheques à gerência e solicite a retirada do seu nome da lista de devedores do Banco Central. A partir daí o próprio Banco se encarregará de tomar as providências para exclusão do seu CPF do cadastro de emitentes de cheques sem fundos do Banco Central (CCF). Caso os cheques tenham sido registrados no banco de dados do serviço de proteção ao crédito, caberá ao credor (a quem você pagou o débito para resgatar o cheque), providenciar o cancelamento do registro no SPC.

7. Tenho alguns cheques devolvidos, porém, não sei quem são os credores. Como proceder?
R: Compareça à sua agência bancária (ou à agência de origem dos cheques) e solicite a microfilmagem dos mesmos, a fim de localizar o nome e endereço da empresa credora. Negocie a dívida, resgate os cheques e siga os passos descritos na pergunta acima.