Serviços |

SPC - Dicas do SPC

Cadastro do cliente

Fazer o cadastro dos clientes que compram no crediário, no cheque, ou mesmo quando o pagamento é efetuado à vista, é importante para ter o endereço do cliente e possibilitar o envio de correspondências. Um dos requisitos para a inclusão do registro no banco de dados do SPC é o envio da carta de aviso, informando o consumidor do débito em atraso, e para isso é necessário informar o endereço do cliente.

Conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, quem deve enviar esta carta de aviso é o banco de dados (SPC) no qual está sendo inserido o apontamento, mas a responsabilidade pelas informações cadastrais do consumidor é do associado.

Caso a carta de aviso ao consumidor seja devolvida pelo Correio e o consumidor reclame que não foi notificado da inclusão do registro, será necessário comprovar para qual endereço a carta foi encaminhada, através do cadastro do cliente e do borderô do correio.

Abaixo, disponibilizamos um modelo de cadastro de cliente simples e outro para vendas no crediário.

Clique aqui para baixar o arquivo Cadastro de Clientes

Clique aqui para baixar o arquivo Cadastro de Clientes - Crediário

CPF - Documento principal da consulta

Orientamos para que todos os operadores do sistema SPC, que consultam cadastros e analisam o crédito do cliente, tenham o cuidado de verificar a situação do CPF do consumidor na base da Receita Federal para conferir se o mesmo está ATIVO.

A resposta da consulta traz o link de acesso ao site da Receita Federal, facilitando esta verificação e agilizando a consulta naquela base de dados.

Esta consulta é importante para evitar a comercialização de serviços e produtos para consumidores com o CPF na situação CANCELADO. Se o documento está cancelado deve-se solicitar que o consumidor apresente um novo documento, demonstrando assim sua regular situação junto aos órgãos públicos. Caso o CPF esteja suspenso, é importante informar ao consumidor, pois o documento pode ser cancelado a qualquer momento impedindo seu uso.

Como exemplo, podemos citar a situação de consumidores que compram no comércio com um CPF CANCELADO e ficam com o débito pendente por 5 (cinco) anos (até a prescrição), sendo que durante este período apresentam outro CPF que está REGULAR na Receita Federal, possibilitando a liberação do crédito. Assim, sendo o CPF o documento principal para consultar os bancos de dados de restrição ao crédito, a informação negativa não é visualizada.

Cadastro Positivo

Regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional

O Banco Central publicou no dia 20 de dezembro de 2012, a Resolução nº 4.172 do Conselho Monetário Nacional, que dispõe sobre o fornecimento das informações de adimplemento de pessoas físicas e jurídicas pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, para a composição do Cadastro Positivo.

Este sistema, que conterá o histórico de crédito dos consumidores em geral, será utilizado pelos bancos, financeiras e empresas associadas aos serviços de proteção ao crédito para concessão e análise de crédito com base nas informações que compõem o histórico das operações de empréstimo e de financiamento dos consumidores.

Pelo exposto no texto da resolução, as informações que serão disponibilizadas são as de operações de arrendamento mercantil, as de operações de autofinanciamento realizadas por meio dos grupos de consórcio, as de adiantamentos, e todas outras operações com características de concessão de crédito.

O repasse destas informações aos bancos de dados precisa ser solicitado ou autorizado pelo cliente para a abertura de cadastro e para compartilhamento da informação, por este motivo, solicitamos aos associados que nos ajudem na captação das autorizações com seus clientes. Em anexo, segue um modelo de formulário que está a disposição dos associados para que seus clientes preencham os dados.

A conscientização do consumidor e das empresas para a construção do Cadastro Positivo é fundamental para agilizar a implementação desta ferramenta que vai modificar a forma de análise de crédito no Brasil, por isso, estamos a disposição para qualquer dúvida/esclarecimento.

Faça aqui seu Cadastro.

Confira outros serviços