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SPC

O SPC – Serviço de Proteção ao Crédito - é um banco de dados com informações de crédito e cadastro, disponibilizado ao associado através de um sistema de consultas que armazena informações de milhares de consumidores, empresas e grupos econômicos.

As consultas efetuadas no banco de dados do SPC possuem abrangência nacional sobre débitos de pessoa física e jurídica, alertas e referências comerciais. Estas informações são oriundas das bases do SPC, da Serasa, do Banco Central, da Receita Federal e Cartórios.

As consultas são feitas por meio do CPF (Pessoa Física) ou CNPJ (Pessoa Jurídica) e tem o objetivo de auxiliar na concessão de crédito, possibilitando a confirmação dos dados cadastrais e a análise de informações positivas e restritivas, o que gera uma redução da inadimplência e mais segurança para o desenvolvimento do mercado de consumo.


Benefícios de contar com a proteção do SPC

- Redução da inadimplência;
- Melhor análise do crédito do consumidor, com segurança e agilidade, através de informações atualizadas e confiáveis;
- Opções de análises do crédito direcionadas para diferentes ramos de negócios, atendendo as necessidades de cada empresa;
- Abrangência nacional, proporcionando eficiência no serviço e dificultando a ação de consumidores mal intencionados.
 

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Dúvidas Frequentes

MEIOS DE ACESSO DISPONÍVEIS PARA O SISTEMA DE CONSULTAS

A CDL de Florianópolis disponibiliza aos associados diferentes meios de acesso às consultas.

Atendimento pela Internet

Internet no site www.cdlflorianopolis.org.br, link Consultas On-Line SPC.
Nesta opção de acesso fácil e rápido, o associado precisa informar um código de operador e senha. Este código é de uso individual. 
Mais informações: spc@cdlflorianopolis.org.br ou ligue para (48) 3229 7100.

Atendimento via PDV
Acesso utilizado principalmente nos caixas de supermercados e postos de combustíveis.
Nesta modalidade de acesso, é disponibilizado um layout do sistema do SPC para configurar no sistema do associado, assim, as consultas são realizadas de forma automática para liberar o crédito ao consumidor.

Layout de Consultas via SIC181 / ISO9020
Visando auxiliar os associados na liberação de crédito de forma mais rápida e agilizar o tempo de resposta nas consultas, disponibilizamos 2 (dois) layouts que possibilitam efetuar as consultas diretamente do sistema do associado para o sistema do SPC: layout do SIC181 e ISO9020.
Este meio de acesso necessita de implementação do layout no sistema de gestão do associado.

Aplicativo de Consulta
Comunicamos que foi disponibilizado aos usuários do sistema de consultas do SPC, o aplicativo específico para consultas. O aplicativo já está disponível na Apple Store e Google Play para download. Para encontrar o aplicativo nas duas plataformas (Apple e Google), busque pela sigla SPC ou FCDL e escolha o aplicativo identificado como FCDL/SC.
Este aplicativo substitui as consultas realizadas atualmente pelo meio de acesso via URA.
Os pré-requisitos mínimos para utilização do aplicativo em cada uma das plataformas são:
- Plataforma Apple: Iphone 4S e Ipad com IOS 8 ou superior
- Plataforma Android: Smartphone e tablets com Android 4 ou superior 
Não é necessário criar um novo código de acesso, pois o código de operador que é utilizado pelo associado possui as permissões de acesso ao processo de consultas através do aplicativo.

REGISTRO NO BANCO DE DADOS DO SPC

Orientações para inclusão de registros no banco de dados do SPC


Para efetuar um registro no banco de dados do SPC é preciso ter um documento que comprove a dívida. Este documento deve estar assinado pelo consumidor comprovando que a mercadoria foi vendida e entregue ou que o serviço foi prestado.


Procedimento para registros de SPC
Documentos passíveis de registros no crediário SPC:
- Nota Promissória
- Boletos
- Recibos com dados do cadastro e assinados
- Contratos


Ao efetuar o registro, tenha muita atenção em preencher os campos: data da compra, data de vencimento, valor original (sem multa ou juros), número do contrato e motivo do registro (se é para o comprador, fiador ou avalista).


Sugerimos que para cada parcela em atraso seja incluído um registro no SPC, pois caso o consumidor faça o pagamento parcial da dívida, as demais parcelas permanecerão ativas no sistema.


Após 5 anos da data do vencimento da dívida, o registro prescreve, ou seja, é excluído automaticamente do sistema, não podendo mais ser inserido na base do SPC.


Somente se houver uma renegociação da dívida e o consumidor voltar a se tornar inadimplente, é que o registro poderá ser inserido novamente, mas com data da renegociação e do vencimento diferentes da dívida original.


Importante: Após o pagamento do débito o registro deverá ser cancelado num prazo máximo de 48 horas.



Procedimento para registros de CHEQUES


O cheque sem a devida provisão de fundos, desde que tenha sido reapresentado ao banco sacado e devolvido com o motivo 12, ou se a conta corrente foi encerrada (motivo 13), ou haja prática espúria (motivo 14), permitirá de imediato a inclusão do registro no banco de dados do SPC.


Os motivos de cheques que podem ser registrados são:
Alínea 12 - segunda devolução de sem fundos
Alínea 13 - conta encerrada
Alínea 14 - prática espúria
Alínea 21 – sustado*


*IMPORTANTE: Recomendações referente ao registro de cheque com alínea 21:
É importante que todo cheque devolvido com a alínea 21 seja reapresentado ao banco para que este confirme a sustação e devolva o cheque com a alínea 43, e somente posteriormente seja o registro incluído no sistema como sustado.


O registro de cheque, quando endossado por terceiro poderá ser registrado o endossante no módulo SPC e poderá ser registrado o emitente do cheque no módulo de Cheque, desde que tenha sido devolvido com uma das alíneas permitidas para registro.

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