Novas tecnologias reinventam o varejo

Consultor Felix Reis participou de evento do Núcleo Jovem

O consultor Felix Reis foi o convidado de mais um evento promovido pelo Núcleo Jovem da CDL de Florianópolis, nesta quarta-feira (29), nas dependências da loja BellaCatarina Móveis. O palestrante falou sobre "Estratégias para se Diferenciar no Varejo" evidenciando a importância do uso das novas tecnologias, que na opinião dele estão reinventando o varejo não só no Brasil como em todos os demais países.

O diferencial do Brasil é a mudança interna no contexto econômico nos últimos dez anos, que permitiu a ascensão de milhões de pessoas a novos padrões de consumo, a chamada revolução da Classe C, que predomina em nosso País.

- O que aconteceu aqui é que o desejo de compras se igualou entre as várias classes sociais. Uma grande contingente de pessoas teve mais acesso ao mercado de trabalho, e por consequência, passou a ter novas aspirações em termos de consumo, atingindo setores que antes eram restritos aos mais ricos. A facilitação do crédito foi muito importante neste processo – considerou o palestrante.

Do ponto de vista das empresas que compõem o varejo, a mudança fundamental foi a aceleração do uso das novas tecnologias aplicadas a processos em todas as etapas da atividade comercial e também nas estruturas internas das empresas. "O que aconteceu foi que grandes empresas melhor estruturadas em tecnologias inovadoras levaram vantagem em relação a pequenas empresas que não deram tanta atenção a esta mudança".

A modernização das empresas do varejo, segundo Felix, passou por uma melhor estruturação do ambiente de vendas, do uso de ferramentas e técnicas indutoras de consumo focadas em vendas, ou seja, em fechamento de negócios.

- A tecnologia voltada para o resultado é uma realidade. Uma pesquisa de laboratório com 2.500 empresas mostrou que as lojas tecnicamente layoutizadas vendem 17% mais que as convencionais – exemplificou.

O coordenador financeiro do Núcleo da CDL Jovem, Bruno Correa de Souza, avaliou positivamente a intervenção do palestrante junto aos integrantes associados. "O que ficou muito evidente para todos é a necessidade que o varejo tem de focar em resultados, de estudar muito os fundamentos de cada atividade e setor para planejar o negócio na direção certa. Temos de buscar as informações de mercado que estão disponíveis e interpretá-las para converter iniciativas empreendedoras em cases de sucesso", afirmou Bruno.