Empresas com o DNA de Floripa fazem sucesso no Brasil e no Exterior

As marcas Labellamafia e Uatt? apresentaram seus cases para a CDL Jovem de Florianópolis

As marcas Labellamafia e Uatt? têm várias coisas em comum: são jovens, inovadoras, nasceram em Floripa e fazem sucesso no Brasil e no Exterior. Os cases destas marcas de sucesso foram apresentados no encontro do Núcleo Jovem da CDL de Florianópolis, nesta terça-feira (19), no restaurante Las Leñas, no Shopping Iguatemi. Cerca de 50 jovens empresários associados ao núcleo acompanharam as apresentações e debateram com os empresários convidados.

O evento desta terça foi dentro do formato do "Pense Fora da Caixa" (Think Out of the Box), que é levar apresentações e discussões empresariais para ambientes mais descontraídos e diferenciados.
Giulliano Puga e Alice Matos mostraram as características da griffe de moda fitness Labellamafia. A empresa surgiu em 2007 e hoje tem sede em São José, na Grande Florianópolis, gerando cerca de 350 empregos diretos na fase industrial. Possui mais de 1.500 pontos de venda espalhados pelo Brasil e mais de 50 pontos de vendas fora do Brasil e estão com forte expansão internacional. Tem duas lojas próprias, uma em Balneário em Camboriú (SC) e outra em Miami (EUA).

O mercado externo, onde a marca está há 3 anos, é a grande aposta da expansão da Labellamafia, de acordo com Puga. O projeto prevê inclusive a ativação de um centro de distribuição em um País da Europa. Alice Matos, esposa de Giulliano, tem papel estratégico no negócio. Ela participa das criações das peças e é protagonista de todas as ações de marketing e divulgação, especialmente por meio das redes sociais onde a marca Labellamafia atinge cerca de 10 milhões de usuários, considerando todas as contas on-line. “A gente não tem clientes, a gente tem fãs”, destacou Alice. O projeto de expansão também prevê abertura de franquias para lojas físicas. “A integração dos meios off-line e on-line é o nosso grande desafio”, afirmou Puga.

O criador e fundador da marca Uatt?, Rafael Biasotto, conta que começou seu negócio com uma parte de dinheiro próprio economizado e outra parte emprestada pela avó. A marca Uatt? surgiu em 2002 focada em um novo nicho de mercado, com produtos inovadores e criativos, coloridos, com formatos diferenciados e mensagens alegres e irreverentes, tudo isso buscando o segmento de presentes.

Hoje a Uatt? leva o seu slogan – “Pra espalhar coisas boas por aí” – para as 70 lojas entre próprias e franquias. O portfólio tem mais de 1.200 itens e de acordo com Biasotto, são desenvolvidos mais de 400 itens de inovação por ano para vários nichos específicos. “Hoje, por exemplo, já estou trabalhando na linha de produtos para o dia das Mães de 2016”, exemplificou.

Os projetos de expansão da Uatt? são ambiciosos. Biasotto adiantou que planeja abrir uma base de operação nos Estados Unidos em 2016 e o objetivo da empresa é ser a maior da América Latina no segmento de presentes. “Buscamos atuar baseados em nosso tripé de multicanais, as franquias, as lojas multimarcas e o e-commerce, sem esquecer o fortalecimento de nossa marca também nas lojas próprias”.

Após as apresentações e debates, inclusive entre os próprios empresários convidados, o coordenador do Núcleo Jovem, Ivo Pires, agradeceu a oportunidade em nome de todos. “Foi engrandecedor acompanhar as trajetórias deles. Nosso grupo é todo formado por jovens empresários, alguns em novos negócios, outros envolvidos com a sucessão familiar, e tenho a certeza de que todos conseguiram levar bons ensinamentos destas experiências que nos foram apresentadas”.

Clique aqui para abrir a galeria