Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR

CDL Jovem recebe secretário Dalmo para debater Plano Diretor de Florianópolis

Reunião discutiu temas como mobilidade, turismo e transporte marítimo na Capital

A CDL Jovem convidou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis, Dalmo Vieira Filho, para uma reunião de debate sobre o Plano Diretor da cidade e sobre as mudanças previstas para organizar melhor a Capital. O encontro ocorreu na noite de terça-feira (29).

“Esta é uma oportunidade para os jovens empresários ficarem por dentro das diretrizes do plano e saber como isso pode impactá-los de alguma maneira”, considera o coordenador-geral da CDL Jovem Giovanni Kazuo Fedrizzi. Feliz por participar de uma reunião tão produtiva, Dalmo parabenizou a iniciativa de propor um debate sobre as políticas públicas. “Parabéns por vocês, tão jovens, estarem aqui exercendo a sua cidadania”, declara.

Para o secretário, em todo o Brasil as cidades atualmente são tratadas como lugares de passagem e não como locais para viver. “Os problemas de Florianópolis não se restringem apenas à mobilidade. Precisamos voltar a nos preocupar com a relação entre as pessoas”, diz Dalmo.

Ele e sua equipe acreditam que para se viver bem é preciso manter um equilíbrio entre o habitar, o trabalhar, o circular, o recrear e o conviver. “A cidade precisa estimular espaços sociais e criar centros nos bairros para reduzir os deslocamentos. O centro de Floripa também não pode perder a vitalidade, pois este movimento é estratégico”, explica o secretário, que considera que a segurança é gerada pela habitação, pela circulação de pessoas nas ruas.

“O Plano Diretor de Florianópolis parte da premissa de que o crescimento desordenado especialmente nas áreas de preservação permanente precisa ser parado. Se preservarmos muito, também poderemos transformar muito. Nossa cidade é a nossa cara”, considera o secretário.

Verticalização
Sobre a verticalização das cidades, Dalmo avalia que o problema não é exatamente o aumento dos prédios, mas a capacidade de viabilizar o fluxo das pessoas que moram nestas construções.

Transporte coletivo
Para o secretário, os gargalos nas ruas da Capital só serão resolvidos com a viabilização do transporte coletivo de qualidade. “De nada adianta quadruplicar a SC-401, a Avenida da Saudade ou a Beira-Mar Norte, pois ruas como a Mauro Ramos não suportarão os veículos. Temos de investir em transporte coletivo de qualidade para as movimentações cotidianas.”
Dalmo diz que o transporte coletivo náutico é um projeto para ser concretizado num prazo de 10 anos, pois teria de ser estudada uma maneira de interligação com o transporte coletivo.

Marinas
O Plano Diretor prevê a construção de três marinas centrais. A primeira seria no aterro da Baía Sul, onde fica o Iate Clube Veleiros da Ilha, outra seria na Beira-Mar Norte, nas imediações do Beiramar Shopping, e a terceira seria no aterro do continente com vista para a ponte Hercílio Luz. “Essa marina serviria como um atracador temporário, contemplaria áreas de estar e de convivência. Todas essas seriam iniciativas da iniciativa privada”, esclareceu Dalmo.

Na reunião, a CDL Jovem também empossou um novo integrante. Daniel Bonelli Paulo, da AAC Serviço de Postagem recebeu o pin e o estatuto do núcleo.

Clique aqui para abrir a galeria 

Voltar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ver mais notícias