Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR

Clipping Diário - 07/02/2017

Terça-feira - 07/02



Geral



Fonte: Notícias do Dia
 

Contra vontade dos servidores, Gean Loureiro cria comissão para Plano de Cargos e Salários
 

Conforme já havia anunciado antes da aprovação do pacote de medidas na Câmara de Florianópolis, o prefeito Gean Loureiro (PMDB) oficializou nesta segunda-feira (6) a criação de uma comissão para discussão e formatação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores municipais. O governo divulgou que a criação da comissão seria uma das “exigências” do sindicato dos trabalhadores, que nega ter feito tal reivindicação. Nesta terça-feira (7), a greve do funcionalismo público completa 21 dias.

“A criação da nova comissão é uma das exigências do sindicato dos trabalhadores para o término da greve e foi prevista na própria lei que suspendia o PCCS antigo contemplando a participação dos secretários da Fazenda, Administração, Educação, Saúde, Casa Civil, Procuradoria, além de seis representantes do Sintrasem, que será oficiado nesta segunda-feira”, afirma anúncio da prefeitura sobre a criação da comissão.

A previsão do prefeito Gean Loureiro é que o novo plano possa beneficiar servidores por produtividade e qualificação: "queremos estimular as carreiras dos servidores através da qualificação e da produtividade de cada um. Mais do que isso, queremos criar um plano que possa ser implantado de fato, não um jogo de ilusão que foi vendido para o servidor como o plano antigo", disse o prefeito.

O Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal) emitiu nota onde apontaram que a única reivindicação para saída da greve é a revogação das leis aprovadas pela Câmara Municipal, principalmente a que suspendeu o PCCS: “É simples. Não aceitamos comissão para novo plano porque não aceitamos a destruição do nosso plano”, diz a nota do sindicato, que criticou ainda a forma como a Prefeitura de Florianópolis tem divulgado as tratativas e negociações com o movimento grevista, e chama o prefeito de “autoritário” por não abrir diálogo com a categoria.

O impasse sobre o PCCS começou logo nos primeiros dias da nova gestão, quando Gean informou que a aplicação do plano seria inviável. A uma semana da votação do pacote de medidas na Câmara, que incluia a suspensão do plano, os trabalhadores decretaram a greve pedindo que as mudanças no funcionalismo fossem melhor debatida com a categoria, o que não ocorreu. Diante do impasse, a greve vem sendo mantida sem entendimento entre as partes. Para o governo, a revogação das leis já aprovadas não é negociável.

Prazo de dois dias para servidores definirem sobre dias parados

Ainda nesta segunda-feira, o secretário de Administração de Florianópolis, Everson Mendes, baixou uma portaria interna, definindo prazo de dois dias úteis para que servidores que estão em greve possam retornar às atividades e definirem com seus secretários a compensação das horas paradas. Depois do prazo, a prefeitura vai iniciar os descontos nos salários dos grevistas.

De acordo com a procuradoria do município, a greve dos servidores de Florianópolis já foi decretada ilegal pela justiça, com multa diária para o sindicato. A prefeitura, que já possui a lista de servidores em greve, declarou que não vai abonar faltas, permitindo apenas a compensação de horas trabalhadas dentro do prazo estabelecido.

Nesta terça-feira, os servidores voltam a se reunir em assembleia, sem indicativos de que a greve possa terminar, às vésperas do início das aulas. A aposta do movimento sindical é que, com a adesão do magistério, as pautas dos trabalhadores possa ter mais impacto no dia a dia da cidade e que uma mesa de diálogo seja efetivamente aberta. Já a administração municipal se manifesta que a criação de uma comissão para discutir o novo PCCS seria o canal de discussão tão solicitado pelos trabalhadores.



Fonte: Notícias do Dia
 

Fies recebe inscrições a partir do meio-dia desta terça-feira
 

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) abre nesta terça-feira (7) o prazo de inscrição para os estudantes que querem pleitear financiamento em cursos de instituições privadas de ensino superior. Segundo o MEC (Ministério da Educação), as inscrições serão abertas às 12h e vão até o próximo dia 10. Para concorrer a uma das vagas, é preciso acessar o site do programa. Ao todo, o MEC oferece 150 mil financiamentos.

O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. O candidato deve ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

A oferta de vagas do Fies dá prioridade aos cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde. Além das áreas prioritárias, o programa valoriza os cursos com melhores índices de qualidade em avaliações do MEC. Para participar é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não ter zerado a redação.



Fonte: Diário Catarinense
 

Início do ano letivo na rede municipal de ensino ainda é uma incógnita em Florianópolis
 

Na antevéspera do início do ano letivo na rede municipal de ensino de Florianópolis, previsto para começar nesta quarta-feira, dia 8, o retorno às aulas para os cerca de 30 mil estudantes ainda é uma incógnita na Capital.

Em greve desde o dia 16 de janeiro, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) garante a adesão do magistério ao movimento e não prevê a volta das aulas na data marcada. Já a prefeitura, baseada na declaração de ilegalidade da greve pela Justiça, espera que na assembleia marcada para esta terça-feira, 7, os servidores encerrem a greve e o ano recomece normalmente nas escolas municipais da cidade.

Se depender do presidente do Sintrasem, Alex dos Santos, a greve vai crescer com a adesão dos cerca de 5 mil servidores da educação que estavam de férias. Muitos deles, explica, já estavam apoiando o movimento desde janeiro. Ele afirma que a prefeitura foi comunicada da exigência sindical que quer a revogação das leis aprovadas na Câmara no mês passado durante votações extraordinárias e que tratam de questões relativas ao funcionalismo público.

Na assembleia de amanhã, às 13h30min, na Praça Tancredo Neves (Praça da Bandeira), é que será possível saber com mais precisão qual o grau de adesão dos servidores da educação ao movimento.

— Enquanto nós estamos pedindo a revogação da lei que literalmente acaba com a carreira dos servidores, a prefeitura está propondo formar uma comissão para discutir outro Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), rebaixado e sem as garantias que tínhamos, no meio da greve. Nós já rechaçamos isso. Esse foi um dos motivos de termos entrado em greve. Não aceitamos um novo plano de carreira, queremos o nosso, conquistado após 28 anos de discussões — expõe Alex.

Sobre a decisão da desembargadora Vera Copetti, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), que na semana passada decretou a total ilegalidade da greve dos servidores municipais de Florianópolis, Alex disse que o Sintrasem tem até o dia 14 de fevereiro para recorrer. Ele garante que o recurso está sendo preparado na tentativa de evitar também a cobrança de multa de R$ 30 mil para cada dia parado. Nesta segunda-feira, os servidores da educação estão reunidos com pais de alunos para expor os motivos da greve e buscar apoio da comunidade escolar.

— Vamos nos reunir com os pais, passar nossa versão dos fatos. A partir de amanhã (terça-feira) de manhã, temos reunião do comando de greve para avaliar o quadro, e à tarde apresentamos as pautas na assembleia — diz Alex.

Prefeitura diz esperar "bom senso" dos servidores

Everson Mendes, secretário de Administração, espera que os servidores tenham ¿bom senso¿ e terminem a greve nesta terça-feira. Ainda nesta segunda-feira, avisa, o município publicará uma portaria que deixará aos servidores em greve a possibilidade de, em até dois dias úteis, retornar ao trabalho e ajustar com os secretários da Saúde ou Assistência Social (as duas áreas com maior adesão de grevistas, já que a pasta da Educação estava em férias), a maneira como serão compensados os dias que o servidor faltou. Os servidores que não retornarem ao trabalho nesse período, a prefeitura informa que descontará os dias parados dos grevistas.

— Esperamos que assim os servidores retornem ao trabalho e terminem essa greve. Afinal, já temos a garantia da ilegalidade da greve e não estamos fugindo do diálogo, mas só iremos negociar com o sindicato quando acabar a greve — pontua.

Em relação aos servidores da Educação, Mendes acredita que os professores "perceberam que não tem nada sendo cortado". Diz que os vencimentos estão sendo pagos integralmente. Garante que o município está atacando questões históricas e de responsabilidade com as gestões futuras. Afirma que o retorno ao trabalho dos servidores será o ponto de largada para a abertura da mesa de negociações, "dentro de parâmetros responsáveis e números atuais".

— Sem enganar o servidor, queremos construir algo que valoriza a carreira, dê ganho real aos salários e que ele tenha condições de se sentir estimulado e valorizado — destaca Mendes, para quem há atualmente 1.300 servidores em greve (na Saúde e Assistência Social), número bem menor do que o exposto pelo Sintrasem, que espera concluir o levantamento da adesão dos servidores da educação para divulgar a quantidade de servidores em greve.



Fonte: Diário Catarinense
 

Famílias com renda de até R$ 9 mil poderão ter acesso ao Minha Casa Minha Vida
 

Famílias com renda de até R$ 9 mil poderão ter acesso aos financiamentos do Minha Casa Minha Vida. Atualmente, o limite para participar do programa é de R$ 6,5 mil. As faixas de renda do programa habitacional tiveram os limites reajustados em 7,69%, equivalente à variação da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que encerrou o ano passado em 6,57%, mais 1,12 ponto percentual. O programa tem condições de financiamento mais vantajosas que o crédito imobiliário tradicional.

A ampliação atinge as faixas 1,5; 2 e 3 do programa. Com a mudança, o limite para a faixa 1,5 passará de R$ 2.350 para R$ 2,6 mil por família. Para a faixa 2, a renda de enquadramento passou de R$ 3,6 mil para R$ 4 mil e para a faixa 3, de R$ 6,5 mil para R$ 9 mil.

O valor máximo dos imóveis que podem ser financiados pelo Minha Casa Minha Vida também subiu, e varia de acordo com a localidade. No Distrito Federal, em São Paulo e no Rio de Janeiro, o teto passará de R$ 225 mil para 240 mil. Nas capitais do Norte e do Nordeste, o limite subirá de R$ 170 mil para R$ 180 mil. O último reajuste tinha ocorrido em 2015, no lançamento da terceira etapa do programa.

— O que vemos hoje é uma combinação virtuosa de estímulo ao setor com fortalecimento de um programa social da maior relevância, que é o Minha Casa Minha Vida — afirmou o presidente Michel Temer durante o anúncio das mudanças.

Segundo ele, a preocupação do governo reúne as necessidades da iniciativa privada e a responsabilidade social com a geração de empregos.

De acordo com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, os novos limites do Minha Casa Minha Vida são resultados de um "pacto" entre o governo e o setor da construção civil, mediante o que classificou como "revigoração" do programa habitacional.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, informou que as mudanças foram aprovadas nesta manhã de forma unânime pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Construção Civil

Durante o evento, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins, elogiou as medidas.

— Nos últimos tempos o setor perdeu muito empregos e agora começamos a estimular (novamente a expansão por meio da construção).

O governo também anunciou a meta de contratar o financiamento de 610 mil unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida para este ano. O número inclui todas as faixas do programa habitacional. Desse total, 170 mil moradias serão contratadas na faixa 1, para famílias com renda mensal bruta de R$ 1,8 mil; 40 mil imóveis para a faixa 1,5 do programa e 400 mil para as faixas 2 e 3.

Em relação à faixa 1, o Ministério das Cidades informou que 35 mil imóveis devem atender à modalidade entidade rural; 35 mil para a modalidade entidades urbanas e 100 mil por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

FGTS

O governo também anunciou o aumento no valor máximo dos imóveis que podem ser incluídos nas operações com FGTS. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, o valor máximo do imóvel subiu de R$ 225 mil para R$ 240 mil. Nas capitais do Nordeste e Norte, o valor passou de R$ 170 mil para R$ 180 mil.

Emprego

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, reforçou nesta segunda-feira, 6, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, que o objetivo de atualizar e "dar continuidade" no programa MCMV é retomar a geração do emprego.

— O objetivo é que o MCMV tenha no seu cerne a geração do emprego. Estamos dando continuidade ao processo de estabilização da economia e retomada do crescimento — afirmou.

Dyogo disse ainda que o governo não gosta de fazer corte de gastos.

— Não somos masoquistas nem temos prazer em ter cortes de gastos. O que nos interessa é ter mais eficiência no gasto público — afirmou.

Distrato

Questionado sobre se o acordo em relação aos distratos imobiliários — devolução em caso de desistência da compra de um imóvel — teve avanços ou tem data para ser anunciado, o ministro afirmou que o assunto ainda é algo que está sendo discutido dentro do governo.

— Não há nada de objetivo decidido em relação à questão da regulamentação do distrato — afirmou.

Presente na coletiva, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse que ainda há uma discussão sendo feita sobre o tema.

— Não há nenhuma definição, não há nada para ser anunciado a esse respeito — disse.



Fonte: Exame
 

App permite contratar empréstimo com juro até 16 vezes menor
 

Você acha que tem uma vida financeira bem organizada, mas, de repente, acontece um imprevisto que te obriga a desembolsar um valor maior do que o saldo da sua reserva de emergência. O jeito é pegar um empréstimo pessoal. Mas como fugir das taxas de juros altíssimas e da inconveniência de pedir dinheiro ao banco?

O aplicativo de finanças pessoais GuiaBolso, que faz o controle do orçamento de forma automática, lançou uma funcionalidade para pessoas nessa situação. A partir de agora, a ferramenta permite a contratação de crédito pessoal online com taxa de juros até 16 vezes menor do que a do cheque especial, por exemplo.

“Cerca de 35% dos novos usuários do app usam cheque especial e 30% usam o rotativo do cartão de crédito”, diz Thiago Alvarez, CEO do GuiaBolso. “Nós sabemos que imprevistos acontecem e que as pessoas podem ter de contrair um empréstimo pessoal de última hora. Queremos oferecer a opção mais barata ao usuário de uma forma rápida e não constrangedora.”

Segundo o executivo, o GuiaBolso faz uma curadoria de boas ofertas de crédito do mercado e apresenta ao usuário a melhor opção, de acordo com seu histórico financeiro. “As instituições conseguem praticar juros menores, uma vez que a comunidade de usuários do aplicativo demonstrou uma trajetória financeira ascendente ao longo dos anos”, afirma. Entre as instituições parceiras do app, todas de médio e pequeno porte, está o Banco Semear, de Minas Gerais.

A taxa mínima de juros dentro da plataforma do GuiaBolso é de 2,9% ao mês, cerca de 20% ao ano. Já a taxa máxima nas contratações através do app, de acordo com Alvarez, é de 6,5% ao mês (cerca de 78% ao ano). No mercado, a taxa de juros praticada no cheque especial, por exemplo, chega a 330% ao ano.

“O melhor é que a pessoa pode fazer a operação de forma rápida e segura. O consumidor tem acesso ao valor da parcela, ao período e à taxa de juros final a ser paga. A plataforma mostra as ofertas com menores taxas de juros, já considerando o Custo Efetivo Total [CET]”, explica.

Avalie se esta é sua melhor opção

Apesar da facilidade em contrair um empréstimo pessoal via app, especialistas em finanças pessoais alertam que é preciso cuidado antes de fazer a operação. Isso porque pode haver outra modalidade de crédito com custo mais baixo para você disponível no mercado. Vale a pena checar todas as alternativas.

O consignado, por exemplo, pode ser mais atraente em alguns casos. Nessa modalidade de crédito, o banco desconta as parcelas da dívida diretamente da folha de pagamento do cliente. Isso dá ao banco a segurança de que ele receberá de volta o dinheiro emprestado, por isso as taxas de juros são reduzidas.

Segundo o Banco Central, os juros cobrados pelos cinco maiores bancos do país no crédito consignado para funcionários de empresas privadas variam atualmente de 38% a 41% ao ano. Mas em algumas instituições menores, como no Banco Indusval, por exemplo, os juros ficam em torno de 18,5% ao ano.

Já para aposentados e pensionistas do INSS, os juros no consignado variam entre 28% e 32% nos cinco maiores bancos do país; e para funcionários públicos variam entre 23% e 35% ao ano. Em instituições menores, como o Banco Alfa, a taxa fica em torno de 22% ao ano. É possível ver todas as taxas no site do Banco Central.

Sempre é bom lembrar que alguns bancos cobram taxas de avaliação de crédito, tarifas de cadastro e podem tentar embutir seguros no empréstimo, por isso é essencial observar o Custo Efetivo Total da operação, taxa que inclui não apenas os juros, como todos os custos envolvidos na operação.



Fonte: Exame
 

Indicador antecedente de emprego tem maior nível em quase 7 anos
 

O retorno do otimismo na indústria sobre o futuro levou a um salto no indicador antecedente de emprego em janeiro, chegando ao maior nível em quase sete anos, de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta segunda-feira.

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, avançou 5,6 pontos no primeiro mês do ano e chegou a 95,6 pontos, maior nível desde maio de 2010 (98,7 pontos).

“Os resultados devem estar relacionados ao ciclo de redução da taxa de juros iniciado no ano passado pelo Banco Central e que ganhou força neste início de ano, devendo contribuir para uma aceleração cíclica da economia mais adiante”, avaliou o economista da FGV/Ibre, em nota, Fernando de Holanda Barbosa Filho, referindo-se ao corte total de 1,25 ponto percentual desde novembro que levou a Selic aos atuais 13 por cento.

O indicador que mede a expectativa com a situação de negócios para os próximos seis meses foi o componente que mais contribuiu para a alta, seguido daquele que avalia o ímpeto de contratações nos próximos três meses, ambos relacionados à indústria.

A FGV informou ainda que o Indicador Coincidente de Emprego (ICD), que capta a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, recuou 1,0 ponto em janeiro, para 103,6 pontos, interrompendo série de quatro altas seguidas.

De acordo com Barbosa Filho, esse resultado representa estabilidade ainda que em nível elevado, o que enfatiza a situação difícil do mercado de trabalho.

“A possível melhora da economia no futuro ainda não parece influenciar a percepção de dificuldade atualmente presente no mercado de trabalho brasileiro”, disse ele.

O Brasil encerrou 2016 com número recorde de mais de 12 milhões de pessoas sem trabalho e desemprego de 12 por cento, num claro reflexo da crise econômica no país, de acordo com dados do IBGE.



Fonte: Exame
 

Saques da poupança superam depósitos em R$ 10,7 bi em janeiro
 

O volume de recursos que os investidores sacaram da poupança em janeiro, já descontados os depósitos, somou R$ 10,735 bilhões, informou nesta segunda-feira, 6, o Banco Central.

Este resultado, apesar de negativo, foi melhor que a retirada líquida de R$ 12,032 bilhões verificada em janeiro de 2016. Em dezembro do ano passado, houve captação líquida positiva de R$ 10,669 bilhões.

Tradicionalmente, nos meses de janeiro as famílias costumam aplicar menos recursos na poupança. Isso ocorre porque boa parte da renda é direcionada a despesas de início de ano, como o pagamento de matrículas escolares e IPTU.

Em 2015 e 2016, a crise econômica acirrou os saques durante o mês de janeiro, com as famílias mais retirando do que colocando recursos na poupança para fazer frente às despesas. Neste início de 2017, o fenômeno voltou a ocorrer.

No primeiro mÊs do ano, de acordo com o BC, o total de aplicações foi de

R$ 166,121 bilhões e o de saques, de R$ 176,856 bilhões. O estoque do investimento na poupança está em R$ 658,567 bilhões, já considerando os rendimentos de R$ 4,310 bilhões de janeiro.

Além da crise econômica, a poupança tem perdido espaço para outros investimentos, considerados mais atrativos.

A remuneração da poupança é formada por uma taxa fixa de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR) – esse cálculo vale para quando a Selic (a taxa básica de juros) está acima de 8,5% ao ano. Atualmente, ela está em 13,00% ao ano.

Em janeiro, a poupança rendeu 0,67% enquanto o CDI – principal referência para aplicações de renda fixa – subiu 1,08% e a Bovespa teve valorização de 7,38%, conforme a consultoria Economatica.

O IGPM – índice de inflação medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – registrou taxa de 0,64% no mês passado.



Fonte: Tudo Sobre Floripa
 

Fatma ganha autorização para usar drones na fiscalização ambiental
 

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) recebeu no início do mês a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para usar Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), conhecidos popularmente por drones. Os equipamentos vão agilizar o trabalho dos técnicos no licenciamento e fortalecer a fiscalização contra crimes ambientais.

- É uma conquista para a Fatma. Todo o processo para a utilização dos VANTs foi feito dentro da legalidade e das regras da Anac -, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

Com a autorização, a Fatma vai comprar os equipamentos e habilitar os usuários. Na primeira fase, para treinamento, serão adquiridos quatro drones, mas o projeto prevê que cada uma das 16 coordenadorias da fundação no Estado terá um equipamento e duas pessoas capacitadas para o uso. Ao todo, cerca de 50 pessoas receberão treinamento para pilotar e monitorar as imagens produzidas pelos VANTs.

- Vamos adquirir equipamentos com sensores infravermelho e termal que poderão ser utilizados na identificação de focos de incêndio, caça ilegal, invasões de espécies nativas e também para senso de fauna -, explica o auditor ambiental e responsável pelo projeto, Mario Henrique Vicente. A equipe responsável pelos estudos é formada por 12 servidores internos da Fatma.

O investimento para a fase inicial do projeto deve ser de R$ 150 mil. Entre as especificações da autorização da Anac, os VANTs da Fatma deverão voar no máximo em uma altura de 120 metros e podem pesar até 25 quilos. Todos os usuários têm que ter mais de 18 anos e atender os requisitos exigidos pela agência. A expectativa é que os primeiros VANTs estejam em uso no final do primeiro semestre de 2017.



Fonte: Administradores
 

Trabalhador pode solicitar revisão dos valores FGTS
 

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício garantido para todo trabalhador com carteira de trabalho assinada, onde o empregador deposita, obrigatoriamente, todo mês o valor referente a 8% do salário de seu funcionário. O fundo tem por objetivo a proteção do trabalhador, no caso de demissão sem justa causa.

Todo mês, o Governo Federal aplica um índice de correção na conta do FGTS para todos os trabalhadores. Este reajuste sempre foi a TR – Taxa Referencial. Entretanto, de 1999 para cá esse índice não acompanhou a inflação, o que trouxe prejuízos a todos, inclusive para os trabalhadores que se aposentaram após o ano de 1999.

A União deveria aplicar o INPC, IPCA-E, IPCA, índices que acompanham a inflação. Vale ressaltar que a TR é um parâmetro de remuneração da poupança e não deveria ser utilizado para as correções do FGTS. A Caixa Econômica Federal (CEF) est estaria equivocada ao usar essa taxa para o FGTS.

Outro ponto importante é que a TR chegou a valer 0% em períodos como setembro a novembro de 2009 e janeiro, fevereiro e abril de 2010. Como a inflação nesses meses foi superior a 0%, teria havido efetiva perda de poder aquisitivo nos depósitos de FGTS, violando o inciso III do artigo 7º da Constituição Federal.

E o trabalhador deve procurar seus diretos de revisão destas perdas do FGTS na Justiça.Com a revisão o valor pode chegar até 80% maior.

E tem direito a pedir esta correção todos os trabalhadores com registro em carteira, inclusive as empregadas domésticas e os aposentados que tiveram sua aposentadoria concedida após 1999. Importante esclarecer que os aposentados e trabalhadores que já sacaram o FGTS e os trabalhadores que utilizaram o fundo para compra da casa própria também podem entrar com ação para que possam ter o valor a mais que teriam direito restituído.

E para quem se enquadra nesta situação é essencial que separe os seguintes documentos: extrato analítico da conta do FGTS; CPF e comprovante de endereço. O extrato analítico do FGS pode ser acessado pela internet no endereço http://www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/extrato_fgts.asp. Caso o trabalhador não conseguir o acesso virtual, pode solicitar o documento nas agências da Caixa.

Porém, só garante o direito aquele que ingressar com uma ação judicial na Justiça Federal.



Fonte: Portal No Varejo
 

E-commerce deve registrar crescimento de até 15% em 2017
 

O ano de 2016 quebrou o ritmo de crescimento do e-commerce brasileiro. Até então, o segmento registrava um desempenho de dois dígitos ano a ano e deve fechar o ano passado com um crescimento nominal de 8%. Considerando a inflação do e-commerce em torno de 5,64%, o e-commerce deve fechar 2016 com um crescimento real abaixo dos 3%. Contudo, 2017 deve voltar a ser um bom ano para o setor, segundo André Dias, COO da Ebit.

“O desempenho de 2016 é realmente por conta da crise. Mas ainda assim, o setor deve registrar resultados na contramão do varejo em geral, que deve ficar com um resultado abaixo dos 3,5%”, disse à NOVAREJO. Segundo o executivo, parte do crescimento verificado no ano passado está relacionada à migração do consumidor brasileiro para o canal digital.

Essa migração, explica, deve-se aos preços, tradicionalmente mais baixos no e-commerce, e que foram os principais atrativos para o consumidor em tempos de crise e busca de oportunidades. “Durante a crise, os preços demoraram a ser repassados para os consumidores, que conseguiram ver mais vantagens no canal”, explica Dias.

Mudança irreversível
Uma das mudanças que têm ocorrido no e-commerce ao longo dos anos e que não deve mudar o modo como se faz negócios na internet é a questão do frete grátis. “Era uma estratégia comum, mas as lojas diminuíram muito o porcentual de venda com frete grátis”, afirma Dias. “Não existe almoço grátis e esse foi um movimento forte em 2016 e é um fator que afeta diretamente as vendas do comércio eletrônico”, diz.

Dias explica que na busca de melhorar o fluxo de caixa, ao invés de oferecer frete grátis, o setor melhorou a forma de pagamento, mas sem extrapolar a quantidade de parcelas.

Confiança
Além do preço, a confiança que os brasileiros têm colocado cada vez mais no canal web tem feito a diferença nos resultados. E deve fazer ainda mais em 2017. “A barreira de confiança do consumidor já foi rompida e ele compra com uma segurança maior no comércio eletrônico. Essa questão já é uma barreira ultrapassada”, diz.

Tanto é que tem crescido as vendas via dispositivos móveis: até o final de 2014, eles representavam em torno de 5%, passando para 10% em 2015. Em 2016, por sua vez, 26% das vendas ocorreram através dos dispositivos móveis, segundo o especialista. O crescimento esperado para 2017 deve vir, justamente, dos aparelhos móveis.

Categorias
Nos dois últimos anos, itens mais dependentes de crédito sofreram mais, como eletroeletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Mas, quando olhamos para o e-commerce, a categoria de celulares é uma das que têm crescido e deve continuar sendo destaque em 2017. “Olhando para outras categorias, a gente tem a categoria de saúde, alimentos e bebidas, que ainda não tem grande representatividade e participação de mercado, em crescimento”, afirma Dias.

Segundo ele, a categoria de moda e acessórios, que sofreu no e-commerce, também deve voltar a crescer, até porque as pessoas cortaram esses gastos, por conta da crise. “Com essa pequena retomada da economia, moda deve voltar a crescer e esses setores de nicho devem ter destaque”, acredita.

Oportunidades
Olhar mercados de nicho é uma oportunidade para o empreendedor que olha para o e-commerce como um canal para abrir seu negócio. “Sempre aconselhamos o pequeno empreendedor de e-commerce a trabalhar com produtos exclusivos ou em categorias mais de nicho, como bebês, pets, que ainda são pouco explorados na rede”, explica Dias. Assim, fica mais fácil alcançar e fidelizar um cliente, em um mar de e-commerces na internet. “Com isso, há mais espaço para visibilidade e as oportunidades estão concentradas nessas áreas”, avalia.

Voltar