Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR

Clipping Diário - 03/02/2017

Bom dia, Prezados, 
segue o Clipping desta sexta. Desejo a todos uma excelente leitura.



Sexta-feira - 03/02



Geral



Fonte: Notícias do Dia
 

Servidores de Florianópolis decidem manter greve no serviço público municipal
 

Os servidores de Florianópolis decidiram em assembleia na tarde desta quinta-feira (2) manter a greve por tempo indeterminado. Os trabalhadores continuam reivindicando que o prefeito Gean Loureiro (PMDB) revogue as leis que mexem no funcionalismo público, aprovadas pela Câmara de Vereadores semana passada. A desembargadora Vera Copetti, do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) decretou a greve ilegal. O Sindicato da categoria afirmou que vai recorrer da decisão.

Após a decisão, os servidores caminharam em direção ao prédio da Prefeitura, onde mais uma vez buscam abrir diálogo com o município. A categoria volta a se reunir em assembleia na próxima terça-feira, dia 7.

Por meio de nota, a Prefeitura informou que aguarda o cumprimento da decisão judicial por parte dos servidores. “De acordo com o Tribunal de Justiça, a greve é ilegal e a permanência da paralisação resultará em multa diária ao sindicato. O Prefeito Gean Loureiro reitera a disposição em sentar com os servidores para construir um novo Plano de Cargos e Salários, no entanto, é necessário o término da greve antes”, diz a nota.

O impasse entre trabalhadores e o município começaram no dia 17 de janeiro, quando decretaram greve pedindo a retirada dos projetos que previam, até então, a suspensão do PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários) e cortes no funcionalismo. Os projetos foram aprovados no dia 24 de janeiro e publicano do Diário Oficial do Município.

Nesta sexta (3), o comando de greve se reúne com os secretários de Administração e Fazenda, às 14h, na Prefeitura.



Fonte: Notícias do Dia
 

Mercado de seguros deve crescer em 2017, afirma presidente da Confederação de Seguros
 

A redução dos juros no país, a retomada da confiança na economia e a pauta de reformas estruturais que vêm sendo levadas adiante pelo governo federal abrem boas perspectivas para o mercado de seguros em 2017, de acordo com o presidente da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), Marcio Serôa de Araujo Coriolano. Desta quinta-feira (2) até o próximo domingo (5), os principais executivos do setor estarão reunidos em Florianópolis durante o 22º Encontro de Líderes do Mercado Segurador.

Para o presidente da CNseg, o setor de seguros deve obter este ano um crescimento um pouco maior do que o do ano passado, quando apresentou expansão, apesar da crise econômica. “Agora, com um cenário que começa a se desanuviar por conta de uma política econômica mais realista e consistente, as perspectivas são obviamente melhores. Para 2017, prevemos um crescimento consolidado entre 9% e 11%, ante uma inflação prevista abaixo de 5%. Mas esse desempenho dependerá dos avanços no país em termos de fundamentos, reformas básicas e recuperação econômica”, afirma Marcio Serôa de Araujo Coriolano.

Para ele, o avanço de reformas, como a trabalhista e a previdenciária, são fundamentais para a retomada do desenvolvimento e para um crescimento sustentado. “À medida que o governo consiga encaminhar essas propostas e aprová-las no Congresso, os agentes econômicos terão mais confiança e segurança para investir. A aprovação da PEC do teto dos gastos já foi um avanço fundamental nesse sentido, por sinalizar o firme compromisso do governo com a responsabilidade fiscal e com a guinada necessária na política econômica. O importante é acompanhar a tendência”, destaca o presidente.



Fonte: Notícias do Dia
 

Deinfra entrega estudo de tráfego para interdição de faixa da avenida Beira-Mar Norte
 

A pouco mais de uma semana da transferência de 20% carga do vão central da ponte Hercílio Luz, o prefeito Gean Loureiro (PMDB) ainda não liberou a interdição da terceira faixa da avenida Beira-Mar Norte, sentido bairro. O Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) solicitou a interdição de 100 metros desta faixa para o reforço das bases de sustentação durante a fase mais complexa da restauração. A ponte pesa quase cinco mil toneladas e está interditada desde 1991. Nesta sexta-feira (3), o Deinfra entrega um estudo do tráfego da região e a avaliação do teste de trânsito.

Na semana passada, a GMF (Guarda Municipal de Florianópolis) anunciou que faria o teste de trânsito com o auxílio de cones durante uma semana. Mas a avaliação foi realizada somente na terça-feira (31). “Quem vai dar o parecer final será o prefeito, que determinou novos testes para o início do período escolar. Não conseguimos avaliar da maneira correta por causa da chuva, que reduziu o número de veículos no sentido Norte da Ilha”, explica a comandante Maryanne Mattos.

Com a análise, a prefeitura terá condições de avaliar as consequências da obra na ponte sobre o trânsito do local para um possível fechamento da pista. Se a mudança for aprovada, o trecho ficará fechado por até 60 dias, com a colocação de tapumes em substituição aos cones.

O engenheiro fiscal de reabilitação da ponte Hercílio Luz, Wenceslau Diotallevy, pretende chegar a um consenso sobre a necessidade de manter o cronograma. “Vamos entregar tudo o que foi oficialmente solicitado pela prefeitura nesta sexta-feira. Sou sensível à preocupação do prefeito pelos transtornos ao trânsito, mas acredito que conseguiremos resolver tudo com uma boa conversa”, diz o servidor do Deinfra. Por meio da assessoria de imprensa, Gean informou que quer ter segurança da mobilização dos efeitos da interdição de uma faixa da Beira-Mar Norte.

Máquina está parada e pronta para começar a obra

A mudança no calendário de restauração da ponte Hercílio Luz pode encarecer a obra. Atualmente, a estimativa é de que a recuperação da ponte custe R$ 274,1 milhões ao Estado, já incluído o último aditivo de R$ 11,2 milhões para a recuperação do vão central.

Segundo o engenheiro fiscal de reabilitação da ponte, Wenceslau Diotallevy, a máquina já está parada e pronta para o início dos trabalhos. “O problema dos estudos é que eles foram feitos sob a ponte, porque quem sai do elevado Rita Maria e segue em direção à marginal da avenida Beira-Mar Norte tem o hábito de pegar à direita muito antes. O posicionamento correto desta faixa é de quem vem da avenida Paulo Fontes, que representa um número muito pequeno de veículos”, avalia.

Conforme o Deinfra, cerca de 75 mil veículos passam por dia pelas três faixas da avenida Beira-Mar Norte (sentido bairro), mas somente 5.000 são oriundos da Paulo Fontes. O problema da interdição da terceira faixa é de que os veículos que seguem da Paulo Fontes para a Beira-Mar precisarão invadir a faixa de quem sai do elevado Rita Maria.

PRÓXIMAS ETAPAS

Obras de restauração da ponte

Reforço das bases de sustentação das rampas insular e continental

Transferência de 20% da carga do vão central para estrutura provisória, prevista para a noite e madrugada dos dias 11 e 12 de fevereiro

Ponte será suspensa dez centímetros por 54 macacos hidráulicos

Colocação de 23 torres no vão central para as trocas das barras de olhal

Em agosto de 2017, a ponte deve ser suspensa mais 40 centímetros para o início das trocas

As duas torres também serão suspensas para a reforma das rótulas de base

Após o término dos reparos começará o processo inverso de desmonte das estruturas provisórias



Fonte: Tudo Sobre Floripa
 

TRF rejeita recurso do Ministério Público Federal sobre pacote de projetos em Floripa
 

O Tribunal Regional Federal de Porto Alegre rejeitou o recurso impetrado pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina, que se insurgiu contra decisão do juiz federal convocado Alcides Vetorazzi, cassando a liminar do juiz federal Marcelo Krás Borges, que excluiu três projetos do prefeito Gean Loureiro de apreciação pela Câmara Municipal durante o período extraordinário de sessões.

A decisão partiu do juiz convocado Alcides Vetorazzi, que confirmou a decisão anterior favorável ao prefeito Gean Loureiro, quando acolheu ação impetrada pelo Procurador Geral da Prefeitura, Diogo Pitsica.

O juiz Alcides exerce a magistratura federal em Florianópolis a pelo menos 15 anos, tendo, inclusive, atuado como Diretor do Foro da Justiça Federal. Ao negar o agravo do Ministério Público Federal, o juiz federal convocado assim se pronunciou:

- Em que pese a argumentação do Ministério Público Federal, mantenho a decisão objeto do agravo interno por seus próprios fundamentos. Os projetos de leis, agora aprovados pela Câmara, não integram o comando da sentença provisoriamente executada. A ação civil pública, que ainda não tem sentença transitada em julgado, diga-se de passagem, versa exclusivamente sobre o Plano Diretor, sendo impróprio, como se disse na decisão que se pretende suspender, que alcance também, agora, outras propostas legislativas - , disse.



Fonte: Fonte News
 

Feira de orgânicos volta para o hall da Fatma no Centro de Florianópolis
 

O evento será das 8h às 16h no hall da Fundação. Desta vez, a feirinha terá uma novidade: durante o evento, o professor da UFSC, Alfredo Celso Fantini, apresentará o projeto Manejo Sustentável da Mata Atlântica. O pesquisador vai mostrar ao público espécies de árvores como licurana, jacatirão, pau-jacaré e canelas, destacando como é possível utilizar o potencial madeireiro da floresta nativa e conservar a biodiversidade ao mesmo tempo.

Durante o evento serão vendidos alimentos produzidos de forma sustentável e também nativos da Mata Atlântica, como açaí, pinhão, erva-mate, aipim, banana, farinha e até carvão. Todos os itens são produzidos sem agrotóxicos. Além da Fundação, participam do evento organizações como o Box 721 do Ceasa e as associações Valor da Roça, Flor do Fruto, Biguaçu e Sitío do Lício, Ratones.

A feira é resultado da participação da Fatma na Comissão Estadual de Produção Orgânica e no Fórum Catarinense de Combate ao Uso Excessivo de Agrotóxicos. "A feira é realizada mensalmente, sempre na primeira sexta-feira de cada mês e tem sido bem aceita tantos pelos agricultores, quanto pelos consumidores", explica a engenheira agrônoma e uma das organizadoras do evento, Cíntia Uller Gomez, da Gerência de Licenciamento Agrícola e Florestal da Fatma.



Fonte: Exame
 

Preços de imóveis têm queda real de 4,58% nos últimos 12 meses
 

Nos últimos 12 meses encerrados em janeiro o preço dos imóveis subiu em média 0,65% nas 20 cidades brasileiras acompanhadas pelo índice FipeZap.

Já a inflação, medida pelo IPCA deve encerrar o mesmo período com aumento de 5,49%, de acordo com o Boletim Focus do Banco Central. Ou seja, ao considerar o efeito da inflação, o índice mostra que os imóveis devem ter queda real de preço de 4,58%.

A queda real de preço é registrada quando o valor de um determinado bem, como é o caso do imóvel, tem uma alta inferior ao aumento generalizado de preços, medido por índices inflacionários, como o IPCA. Vale destacar que a variação real não é calculada por uma simples subtração. Para realizar o cálculo, é preciso dividir a oscilação dos preços pela variação da inflação.

Com exceção de Belo Horizonte, que registrou aumento real de preços no período, as cidades que compõem o índice tiveram variações de preços inferiores ao IPCA nos últimos doze meses. Entre estas cidades, cinco tiveram queda nominal de preços na comparação de janeiro deste ano com o mesmo mês do ano passado: Rio de Janeiro, Distrito Federal, Fortaleza, Niterói e Goiânia.



Fonte: G1
 

Florianópolis deixa de escolher nova corte de Carnaval para conter gastos
 

Este ano, Florianópolis não fará a escolha da corte de Carnaval para conter despesas, segundo a administração municipal. De acordo com o secretário de Turismo, Vinícius de Lucca, em 2016, o evento que elegeu os representantes da festa na capital teve um custo de R$ 400 mil. A previsão é de que a escolha volte a ser feita em 2018.

“Diante da atual crise financeira da cidade, da dificuldade da prefeitura de pagar até o salário dos servidores, não podemos gastar com o evento. Na verdade, o que decidimos foi prorrogar o mandato da corte eleita em 2016. Nossa meta com o carnaval é custo zero”, disse Vinícius de Lucca.

Chayeni Crisiny Bittencourt continua no posto de rainha do Carnaval de Florianópolis. Ela representa a escola de samba Protegidos da Princesa. A primeira princesa é Karoline Junckes, também da Protegidos, e a segunda princesa é Gisele Breigeron, da Copa Lord. Como rei momo permanece há 31 anos Hernani Hulk. Ele recebeu o título pela primeira vez em 1986.

De acordo com o secretário de Turismo, esta semana a prefeitura deu início a uma operação de limpeza e reparos na Passarela Nego Quirido, trabalho antes delegado a uma empresa externa.

“Para realização do Carnaval, estamos nos apoiando em parcerias com a iniciativa privada. A recuperação está sendo feita pela Comcap e a secretaria de Infraestrutura. Sendo otimistas, o trabalho pode ser concluído até o dia 16, mas é difícil precisar uma data. Até o carnaval, a passarela deve estar em ordem”, afirmou.

Conforme de Lucca, os recursos destinados pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (Sol) serão aplicados em serviços que a prefeitura não tem como prestar nem dispõe de parceiros para realizá-los.

“Vamos enviar um projeto ainda hoje ao governo do estado para pleitear R$ 1,4 milhão para empregarmos na estrutura da passarela, sonorização, segurança, galpões e grades. Banheiros químicos também devem ser oferecidos para os participantes do evento na passarela e nos blocos”, complementou.

Os desfiles das escolas de samba de Florianópolis estão marcados para o dia 25 de fevereiro, na passarela Nego Quirido.



Fonte: Portal No Varejo
 

Vendas do varejo têm queda de 4,5% em 2016
 

As vendas totais do varejo brasileiro tiveram queda de 4,5% no ano passado, em relação a 2015, segundo indicador da Mastercard. Apesar disso, o e-commerce seguiu trajetória contrária e teve aumento de 7,1% nas vendas em 2016.

No comércio eletrônico, os segmentos que se destacaram foram o de eletrônicos, móveis e vestuário – que apresentaram aumento nas vendas.

No varejo físico, cinco setores superaram as vendas totais: vestuário, materiais de construção, bens pessoais, artigos domésticos e móveis e eletrônicos. Enquanto isso, artigos farmacêuticos, supermercados e combustíveis ficaram atrás das vendas totais do varejo.

O indicador da Mastercard tem como base as atividades de vendas na rede de pagamentos da bandeira, aliado às estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

Para 2017, as projeções não são otimistas, segundo a Mastercard. “A perspectiva de aumento do desemprego e, consequentemente, a estagnação da massa salarial, mesmo que a confiança dos consumidores melhore, pode não ser suficiente para impulsionar as vendas no varejo”, analisou Kamalesh Rao, diretor de Pesquisa Econômica da Mastercard Advisors.

“Sem uma mudança nos fundamentos econômicos, podemos ver um desempenho fraco nas vendas no varejo brasileiro nos próximos meses “, considerou.



Fonte: Administradores
 

Índice de inadimplência deve cair na virada do semestre, prevê Bradesco
 

O índice de inadimplência acima de 90 dias do Bradesco pode começar a cair a partir do meio de 2017, disseram executivos do banco nesta quinta-feira.

"Vemos espaço para começar a cair no segundo semestre", disse o diretor de relações com o mercado do Bradesco, Carlos Firetti, durante teleconferência com jornalistas sobre os resultados do quarto trimestre.

Mais cedo, o banco havia divulgado que seu índice de inadimplência acima de 90 dias subiu a 5,5 por cento no período, ante 5,4 por cento no trimestre anterior e 4,1 por cento no fim de 2015. Foi a sétima alta sequencial seguida.

A combinação de lucro abaixo do esperado para o trimestre e previsões também decepcionantes do banco para 2017 pressionavam a ação PN do Bradesco, que caía quase 4 por cento às 12:32. No mesmo instante, o Ibovespa subia 0,3 por cento.

Firetti também disse na teleconferência que a gradual melhora na economia do país deve levar o banco a diminuir as provisões para perdas com calotes mais para o fim do ano.

O executivo disse ainda que a carteira de crédito para pessoas físicas deve crescer mais rápido que a de empresas e que o juro médio tende a cair, na esteira dos cortes da Selic.

"O mercado está entrando num processo de normalização das taxas, o espaço para reprecificação (para cima) do crédito acabou", disse Firetti.

O executivo revelou ainda que o banco pretende fazer novos testes de recuperação de ativos - impairment - trimestralmente, e que isso pode levá-lo a registrar novas perdas, porém elas tendem a ser menores do que os 1,26 bilhão de reais do quarto trimestre.

Voltar