Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR

Clipping - 23/11/2017

CDL de Florianópolis

Ric Record: Balanço Geral
Pauta: Natal
Clique aqui para assistir na íntegra.

SBT: SBT Meio-Dia
Pauta: Natal
Clique aqui para assistir na íntegra.

Fonte: Notícias do Dia - Marcos Cardoso


Fonte: Jornal Folha Norte


Geral

Fonte: Notícias do Dia

ADVB/SC entrega Prêmio Top de Marketing e Vendas a 19 empresas catarinenses

Prêmio Top de Marketing e Vendas da ADVB foi entregue nesta quarta-feira (22), no Lira Tênis Clube, em Florianópolis

Em um cenário econômico ainda desafiador, 19 empresas catarinenses mostram que, com um trabalho de marketing e de vendas de excelência, é possível superar obstáculos, encontrar saídas criativas, romper paradigmas e transformar-se em referência no mundo empreendedor. Essas campeãs do mercado são vencedoras do prêmio Top de Marketing e Vendas da ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina), entregue nesta quarta-feira (22), no Lira Tênis Clube, em Florianópolis.

O prêmio destaca a forma eficaz como o marketing é estrategicamente trabalhado pelas empresas. Pode ser para o aumento direto das vendas, para fortalecer a marca, ampliar a fatia de mercado, divulgar produtos entre outras finalidades. Marketing e vendas demandam uma série de competências e atingem todos os níveis de uma organização.

“A história de conquista das empresas vencedoras do Top de Marketing e Vendas nos enche de orgulho e dão ainda mais confiança para o mercado. É um privilégio poder reconhecer e valorizar grandes cases, pois os premiados servem de inspiração e merecem um lugar no topo”, afirma o presidente da ADVB, Daniel de Oliveira Silva.

Casan recebe prêmio inédito

A Associação de Dirigentes de Vendas do Brasil reconheceu o esforço técnico e o diálogo com a sociedade produzido ao longo de 2016 no episódio de contaminação do Rio do Braz, em Florianópolis. O diretor-presidente da companhia, Valter José Gallina, comemora o prêmio. “Em 40 anos de história do Rio do Brás, a Casan realizou todas as ações em nove meses, com planejamento, projeto, licitação e execução dos trabalhos. Muita gente achava que era impossível, mas nós mostramos que não. Com boa vontade, planejamento e dedicação, é possível realizar um bom trabalho”, afirmou.

Os vencedores

Todas as categorias do prêmio

Comunicação

Beto Carrero World: “Beto Carrero Word - 25 Anos”
NSC Comunicação: “NSC Comunicação - Conteúdo que move é o que conta”
SBT SC: “SBT Santa Catarina - Entender para atender”

Indústria

Água Mineral Santa Rita: “Leve para sua vida”
Krona: “Krona: reposicionando a marca para enfrentar as gigantes do setor”
Senai: “Mundo Senai: de Santa Catarina para o Brasil, contribuindo com a competitividade da indústria”

Micro e Pequena Empresa

Agência Mito: “A máquina de crescimento acelerado”
Bier Vila: "A casa da cerveja em Santa Catarina"
Oficina das Palavras: “Assessoria de imprensa da 9ª Osterfest (2017)”

Serviços

Casan: “Da vergonha ao Oscar, o case do Rio do Brás”
Faculdade Cesusc: “Captação e retenção de alunos e a gestão da inadimplência no curso de direito”
Flex Relacionamentos Inteligentes: “Da voz ao digital. O caminho da Flex na construção de relacionamentos inteligentes”

Tecnologia

Hostinger: “Hostinger Brasil - 100% melhor em 7 meses”
Unike Seguros: “Unike Corretora de Seguros: um case revolucionário de vendas no mercado securitário no Brasil”
Visto Sistemas: "Uma fusão inovadora para resultados estratégicos”

Varejo

Havan: “De quem é a Havan”
Portobello Shop: “Officina Portobello”
Shopping Mueller Joinville: “Natal Shopping Mueller 2016”
Vialaser: “Vialaser cresce + de 100% com Inbound Marketing”


Fonte: Notícias do Dia

Ressaca nas praias de Florianópolis deve durar até dezembro; Defesa Civil faz novas ações

Oceanógrafo da Epagri/Ciram informa que a ressaca deve permanecer até o fim da primavera e que no verão o fenômeno é mais raro em função do vento e das ondulações mais amenas

O empilhamento de água na costa provocado pelo forte vento sul aliado à maré astronômica é o principal motivo para a ressaca no litoral catarinense, segundo o oceanógrafo Carlos Eduardo Salles de Araújo, da Epagri/Ciram. Na Ilha de Santa Catarina, as praias do Norte e do Sul voltaram a ser atingidas pelo fenômeno que começou em maio e deve continuar até dezembro. Uma ação em conjunto da Defesa Civil de Florianópolis e da Floram (Fundação Meio Ambiente) está recuando a área de imóveis sobre a faixa de areia. A ressaca continua nesta quinta-feira (23).

Na praia de Canasvieiras o mar voltou a provocar a erosão no terreno de um condomínio que fica sobre a faixa da areia durante a madrugada de quarta-feira (22). O mesmo aconteceu em um beach club em Jurerê Internacional na semana passada. A comerciante Eliane Ferreira Menezes, 47, perdeu a batalha com a natureza.

Há 17 anos na orla de Canasvieiras, ela conta que perdeu nove metros de comprimento do seu restaurante. “Já cansei de refazer o deque porque o mar subiu e não está com cara de que vai voltar. Com a promessa de que todos vão recuar, não vejo problema em colaborar também. Aliás, precisamos de faixa de areia para manter o banhista aqui”, observou.

O chefe da divisão técnica da Defesa Civil, Marcos Roberto Leal, informou que medidas sustentáveis estão sendo adotadas para harmonizar o espaço público. Assim, todos os proprietários de imóveis terão os mesmos direitos. O chefe do departamento de licenciamento ambiental da Floram, Francisco Antônio da Silva Filho, lembrou que os imóveis da região sofrem uma ação de desocupação das dunas pelo MPF (Ministério Público Federal).

“Os imóveis que foram atingidos não poderão reconstruir nesses espaços, mas poderão fazer uma proteção com paliçadas (cerca de estacas) onde estamos determinando e, assim, teremos uma uniformidade na praia. A solução para ter faixa de areia é o recuo dessas construções. Quem não foi afetado deve permanecer”, explicou Leal.

Sem faixa de areia, visitantes aproveitam para caminhar

A ressaca que atinge a Ilha de Santa Catarina desde maio já deixou um rastro de destruição nas praias de Canasvieiras, Ingleses, Jurerê Internacional, Brava, Mole, Matadeiro e Caldeirão. O casal de Maringá (PR) Fernando Filho e Dhara Spengler, escolheu Canasvieiras pelas fotos na internet, mas ficou decepcionado com a realidade. A prefeitura trabalha na recuperação das praias com sete máquinas e 11 caminhões até o dia 15 de dezembro.

Três máquinas trabalhavam na recuperação da orla e de um posto salva-vidas. “Está difícil aproveitar a praia desta maneira, porque só conseguimos caminhar até agora e, mesmo assim, desviando dos entulhos”, lamentou a estudante.

Em Jurerê Internacional, a situação não é diferente. O casal Michelle Silva, 36, e Javier Torres, 41, que mora em São Paulo (SP), notou muita diferença em relação à visita de janeiro. “Chegamos cedo à praia e precisamos sair em seguida porque a maré começou a subir. Algo precisa ser feito urgentemente”, cobrou a esteticista.

Moradores reclamam da ocupação da faixa de areia

O procurador aposentado José Márcio Resende, 75, e a professora aposentada Iara Pereira, 67, não se conhecem, mas ambos têm a mesma reclamação na praia de Canasvieiras. Eles querem fiscalização sobre a ocupação da faixa de areia.

Moradora da Rua Antônio Prudente de Moraes há cinco anos, a professora aposentada não aguenta mais a ocupação da faixa de areia pelas cadeiras e mesas dos bares. “Não temos espaço nem para esticar uma toalha. Na terça-feira coloquei a minha cadeira e, sem perceber, estava ilhada entre as cadeiras e mesas de plástico. Será que ninguém fiscaliza”, questiona.

José Márcio também está indignado com as pedras espalhadas na orla. “Cadê o MPF para fiscalizar essas ocupações irregulares, porque as pedras não caminharam até a areia. Nesta semana tive uma queda quando estava passando por um trecho com pedras que ficaram espalhadas pelos invasores”, reclamou o morador de Canasvieiras há 40 anos.

“Estamos passando por um ano atípico”

O oceanógrafo Carlos Eduardo Salles de Araújo informou que a ressaca deve permanecer até o fim da primavera, que termina no dia 20 de dezembro. Ele informou que no verão o fenômeno é mais raro em função dos ventos e das ondulações mais amenas. Para Carlos Eduardo, o problema é a combinação de fatores como o vento sul forte e a maré astronômica.

“Estamos passando por um ano atípico, em função da mudança de padrão da circulação atmosférica. A natureza tem esses ciclos, mas a ocupação irregular das dunas e da faixa de areia prejudica a recuperação das praias. Algumas praias devem levar um ou mais anos para se recuperar a faixa de areia”, comentou Carlos Eduardo.


Fonte: Notícias do Dia

Polícia reforça ações estratégicas em Florianópolis após registrar 5 homicídios em 9 horas

O número de mortes violentas na Capital pode aumentar, pois há seis ocorrências de pessoas desaparecidas registradas na DPPD que estão relacionadas à guerra das facções criminosas

A cúpula da Segurança Pública reforçou o policiamento ostensivo em Florianópolis após o registro de cinco assassinatos nas últimas nove horas, e definiu planos estratégicos durante a tarde desta quarta-feira (22). No entanto, o número de mortes violentas na Capital pode aumentar, pois há seis ocorrências de pessoas desaparecidas registradas na DPPD (Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas) que estão relacionadas à guerra das facções criminosas. De acordo com uma agente da DPPD, as vítimas têm entre 16 a 40 anos. “Elas estão enterradas em algum local da cidade”, contou. Desde as 20h20 de terça-feira às 4h40 de ontem, ocorreram cinco homicídios na Capital, o que elevou o número de mortes violentas este ano para 154, conforme os números da SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública). Em todo o ano passado, ocorreram 91 casos de mortes violentas na cidade.

Para a Polícia Civil, mais de 80% das 154 mortes violentas são motivadas pelo tráfico de drogas. Cocaína, maconha e drogas sintéticas encontram uma grande demanda em Florianópolis. “O consumo exacerbado alimenta esta guerra”, afirmou o comandante do 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar) tenente-coronel Marcelo Pontes.

O oficial também chama a atenção para a falta de compromisso social do Estado com as comunidades localizadas as áreas mais críticas. Na omissão do governo, os criminosos se instalam livremente. No morro do Mosquito, Norte da Ilha, por exemplo, há uma enorme área desmatada que foi invadida por novos moradores.

Entre esses novos moradores, se instalou uma célula da facção criminosa paulista PCC (Primeiro Comando da Capital). O morro do Mosquito é separado de outra comunidade conflagrada pela violência, a Vila União, reduto do PGC (Primeiro Grupo Catarinense) instalado nas mediações da SC-403. Quando as duas facções se enfrentam, os moradores se trancam em casa com receio de balas perdidas.

O alto número de mortes violentas assusta até quem está acostumado a lidar com este tipo de ocorrência e que não vê mais solução para resgatar a sensação de segurança. “Estamos enxugando gelo. A sociedade e o Estado perderam os princípios. Faltam políticas públicas sociais. A vida banalizou”, desabafou o delegado Ênio de Oliveira Mattos.

Esforço conjunto e apoio da população

A cúpula da Segurança Pública se reuniu durante esta tarde para definir planos estratégicos de atuação em Florianópolis. Segundo a capitã da Polícia Militar (PM) Karoline Cunha, da assessoria de comunicação do comando da Polícia Militar, foi feita a intensificação do policiamento. “As ações de segurança pública estão sendo tomadas, mas o declínio da violência só ocorrerá com o esforço conjunto de todas as instituições”, afirmou.

Sobre a escalada da violência, o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, ponderou que a polícia está trabalhando com inteligência, capturando criminosos e apreendendo armas. Grubba prometeu reforçar o efetivo da PM nas áreas críticas de Florianópolis e em outros municípios onde há facção criminosa instalada. Grubba pede o apoio da população para ligar para o número 190 da PM e para o disque-denúncia 181 da Polícia Civil.

Guerra urbana nas comunidades

Na madrugada de ontem, segundo a Delegacia de Homicídios da Capital, integrantes do PCC tentaram invadir a Vila União, estabelecendo um intenso tiroteio com os rivais. Evandro Galvan, 28 anos, natural de Bento Gonçalves (RS), que seria olheiro do PGC, morreu no tiroteio. A namorada dele também foi atingida pelos disparos e morreu. Até ontem à noite, não tinha sido identificada.

Horas antes, a guerra urbana na Capital havia assustado a comunidade Nova Trento, no bairro Agronômica. Os irmãos Fernando de Souza, 37, Geovani, 34, e José Luciano, 31, foram assassinados. Segundo a polícia, eles nasceram e se criaram na Nova Trento, mas atualmente moravam na Vila Santa Rosa, no outro lado do morro. Um dos irmãos, conforme a polícia, seria o responsável por administrar pontos de drogas na Santa Rosa.

A ida deles à Nova Trento, onde os pontos de drogas são controlados pelo PGC, ainda é incógnita para os agentes da Homicídios. A chacina dos irmãos Souza ocorreu no pátio de uma casa abandonada. De acordo com o delegado Mattos, junto aos corpos não havia armas. Na comunidade ninguém fala sobre o caso.


Fonte: Diário Catarinense

Black Friday vai de motel a cachê de show

Os descontos oferecidos a consumidores no período da Black Friday são conhecidos por baratear produtos do varejo, como eletrônicos e eletrodomésticos. Agora, os descontos se espalharam para outros setores: de franquias e intercâmbio a hospedagem em motel passando pelo cachê de cantora de música sertaneja.

"O maior fator é a difusão da marca. A gente corta parte do lucro, sim, e é uma coisa que já está orçada", afirma Marcelo Cansini, fundador da agência de intercâmbio World Study. Até 30 de novembro, a empresa oferece 100% de desconto na taxa de matrícula, que costuma girar em torno de US$ 200, para todos os seus destinos.

De certa forma, o objetivo da World Study é o mesmo da cantora sertaneja Jéssica Queiroz: aproximar-se dos olhos e ouvidos de consumidores cada vez mais disputados. Nesta semana de Black Friday, a paranaense radicada em Belo Horizonte promove um desconto de 20% no cachê cobrado de novos contratantes. "Com a Black Friday, mais pessoas terão a oportunidade de conhecer o meu trabalho", diz a cantora em nota.

Uma outra alternativa "fora da caixa" desta temporada de megadescontos é a aquisição de franquias. A Cosmetic Green, que vende cosméticos de diferentes marcas, está aproveitando o embalo para promover o seu modelo digital com 50% de desconto na taxa de franquia, de R$ 950 - até esta sexta-feira, 24, portanto, o preço fica em R$ 475.

A Lug’s, rede de fast-food conhecida pelo frango no balde e pela batata belga, é mais uma a oferecer nesta semana 50% na taxa de franquia, que cai de R$ 40 mil para R$ 20 mil. A ação, no entanto, é voltada apenas para quem já é franqueado da rede e tem interesse em adquirir uma segunda ou terceira franquia.

Black Monday. Ação criada pela Associação Brasileira de Motéis (ABMOTÉIS) e pelo Guia de Motéis oferece 50% de desconto sobre o valor da hospedagem em centenas de estabelecimentos de vários Estados. Mas atenção ao regulamento: a promoção é válida apenas para um casal por suíte e no primeiro período de hospedagem. A promoção, porém não pode ser usada na sexta-feira, dia da Black Friday. Só vale para segunda-feira, dia 27. e é necessário obter um cupom no site da Black Monday.


Fonte: Diário Catarinense - Moacir Pereira

Colombo apoia reforma da previdência e vai articular com deputados de SC

Embora tenha permanecido apenas uma hora durante a reunião-almoço com os governadores e o presidente Michel Temer, no Palácio da Alvorada, Raimundo Colombo está apoiando o projeto de reforma da Previdência, em tramitação na Câmara dos Deputados. Prometeu conversar com os deputados federais catarinenses para que votem a favor da nova versão.

O presidente falou dos desafios do ajuste fiscal e da necessidade urgente – defendida pelos economistas mais responsáveis do país – da aprovação da reforma previdenciária.

O ministro Henrique Meirelles admitiu redução da idade mínima de 65 para 60 anos para os homens e de 62 para 58 anos para as mulheres. O período de contribuição à Previdência para os servidores e trabalhadores que desejaram 100% dos proventos passou para 40 anos. Quem atingir a idade mínima pode se aposentar com 60% do salário. Segundo ele, para incentivar os segurados a maior tempo de atividade.

O presidente disse que esta nova mobilização junto aos governadores e congressistas objetiva aprovar a reforma este ano. Se ficar para 2018 não haverá condições políticas por se tratar de ano eleitoral.

Raimundo Colombo saiu antes de terminar a reunião com o presidente. Embarcou para Lages, onde participou das comemorações dos 251 anos de fundação do município.


Fonte: Diário Catarinense

Ricardo Dias: tecnologia no transporte público busca evitar fraudes


A Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) começou a instalar o sistema de Biometria Facial nos ônibus usados no transporte público de passageiros de Criciúma. O objetivo é preservar os direitos dos usuários do cartão Criciuma Card, além de evitar fraudes. A iniciativa é realizada via sistema que avalia características únicas do rosto da pessoa e tem o objetivo de identificar o indivíduo por meio de imagem. O projeto deve começar a funcionar, efetivamente, em fevereiro do ano que vem, mas os primeiros equipamentos já estão sendo instalados esta semana nos ônibus. A ACTU pretende instalar até o final do ano todos os equipamentos nos ônibus e terminais. O validador identifica o cartão que tem algum tipo de benefício, como desconto ou gratuidade e automaticamente a câmera instalada em cima do aparelho faz as fotos do passageiros desde o momento do embarque. Essas imagens são registradas no sistema.

Aproximadamente 30% dos usuários do transporte público da cidade têm algum tipo de benefício e, por enquanto, mesmo com a fiscalização é difícil identificar fraudes, como por exemplo quando alguém cede o cartão para outra pessoa. Os primeiros a passarem pelo cadastro biométrico são os idosos. A partir do dia nove de janeiro começa o cadastro de estudantes e professores.

A implantação da Biometria Facial faz parte de uma série de medidas determinadas pelo poder público através de um decreto municipal de julho deste ano, entre eles a atualização e modernização dos instrumentos de gestão de informação e controle operacional.


Fonte: SPC Brasil

Metade dos consumidores que irão presentear no Natal devem usar o 13º nas compras, mostram SPC Brasil e CNDL

Entre os que não vão gastar a renda extra com o Natal, principal destino será economizar e pagar dívidas. 41% pretendem fazer bicos para comprar mais presentes

A chegada do 13º salário representa um bom reforço financeiro no bolso dos brasileiros que o recebem, num período em que tradicionalmente os gastos aumentam pelas celebrações de fim de ano. Ao mesmo tempo, serve como estímulo considerável para o comércio, ajudando a alavancar as vendas. Ainda que seja aconselhável analisar as finanças cuidadosamente antes de ir às compras, uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais mostra que cinco em cada dez brasileiros que vão comprar presentes no Natal (49%) pretendem utilizar o 13º nas compras, sendo que 45% pretendem utilizar apenas uma parte e 4% todo o valor.

Há ainda 12% que não pretendem gastar o 13º salário com presentes de Natal. Considerando aqueles que não utilizarão todo o valor do benefício com as compras, 26% têm a intenção de poupá-lo, 25% planejam utilizá-lo para quitar dívidas e organizar a vida financeira e 11% para pagar os impostos de início de ano.

“Para que seja feito um bom uso deste dinheiro extra, recomenda-se planejar o seu destino. O ideal é estabelecer prioridades, sendo que o pagamento de dívidas deve ser a primeira delas”, afirma a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. “Depois de pagas, uma boa ideia é estimar os gastos que aparecem em todo início de ano, como IPVA e IPTU, matrícula, uniforme e material escolar, dentre outros. A quantia remanescente, por sua vez, pode ter dois fins: constituição de reserva financeira e utilização nas compras de presentes para o Natal e celebrações de fim de ano”, explica.

Para o educador financeiro do SPC Brasil e do portal “Meu Bolso Feliz”, José Vignoli, mesmo quem está com as despesas em dia precisa refletir sobre o melhor uso deste dinheiro extra. “Poupar e aplicar parte dos recursos são hábitos que fazem muita diferença, seja para realizar sonhos ou para uma aposentadoria mais confortável. Quem ainda assim decidir que o melhor é comprar presentes deve tomar algumas precauções, como optar pelo pagamento à vista, pesquisar preços e evitar ao máximo o endividamento.”

41% farão bicos para gerar renda extra e comprar mais presentes

A pesquisa do SPC Brasil também mostra que 41% dos entrevistados pretendem fazer bicos ou outras atividades para a geração de renda extra com o objetivo de comprar mais presentes ou presentes melhores, principalmente quem tem entre 18 e 49 anos e as pessoas das classes C, D e E (45%).

De acordo com Vignoli, além de aumentar o valor disponível para gastar nos presentes e na ceia de Natal, essa estratégia ajuda a fugir do endividamento. “Se o consumidor já comprometeu o recurso com outras finalidades, mais um motivo para tentar ampliar a renda. Assim, evita-se fazer novas dívidas que seriam pagas por vários meses ao longo do próximo ano”.

Metodologia

As entrevistas se dividiram em duas partes. Inicialmente ouviu-se 730 consumidores nas 27 capitais para identificar o percentual de quem pretendia ir às compras no Natal e, depois, a partir de 611 entrevistas, investigou-se em detalhes o comportamento de consumo no Natal. A margem de erro é de no máximo 3,6 e 4,0 pontos percentuais, respectivamente. A uma margem de confiança de 95%.


Fonte: Folha de S.Paulo

Reforma da Previdência pode sacrificar ajuste fiscal

Um um novo movimento para tentar aprovar a reforma da Previdência, o governo do presidente Michel Temer agora avalia apresentar uma proposta com três medidas que comprometem o ajuste fiscal.

Segundo apurou a Folha, essa negociação seria feita na primeira semana de dezembro em troca do compromisso dos deputados de votar as três principais mudanças nas regras de aposentadoria.

Integrantes da equipe econômica afirmam que o governo avalia manter o reajuste dos servidores previsto para 2018, ceder a ruralistas nas negociações sobre as dívidas do Funrural e agradar aos governadores adotando novo cronograma de pagamento de recursos da Lei Kandir –desoneração de impostos estaduais sobre exportações.

O governo tem expectativa de que, com as tratativas, os parlamentares aceitem aprovar idade mínima, norma de transição e unificação de regras de aposentadoria para os setores público e privado.

Auxiliares de Temer afirmam que a proposta pode ser levada aos parlamentares se o governo perceber que, até a primeira semana de dezembro, não conseguiu ter pelo menos os 308 votos necessários para aprovar a reforma.

O núcleo político do Planalto está pouco otimista com a articulação da base aliada em relação a prazos e números de votos, apesar do esforço do presidente em se reunir com deputados para convencê-los sobre a medida.

Às vésperas de um ano eleitoral, os parlamentares se negam a aprovar mudanças impopulares nas regras de aposentadoria.

Diante dos entraves, assessores do presidente começaram a esboçar um discurso caso a flexibilização do ajuste fiscal seja necessária como moeda de troca na Câmara.

Para eles, a própria reforma da Previdência –esperada pelo mercado– e a boa arrecadação prevista para 2018 compensariam em parte possíveis perdas fiscais.

O argumento principal de quem defende essa negociação é que, caso as revisões sejam pontuais, possivelmente equilibradas no curto prazo, não haveria problema.

IRRESPONSÁVEL

Há no governo, porém, quem avalie ser irresponsável do ponto de vista fiscal ceder a pedidos que comprometam a arrecadação ou representem aumento nas despesas em 2017 ou 2018.

Isso porque, se não houver uma compensação, a meta fiscal, de um deficit de R$ 159 bilhões para os dois anos, poderia ter de ser revista.

O governo chegou a editar uma medida provisória para adiar o reajuste do funcionalismo previsto para o ano que vem, em um pacote de dispositivos que impactam no Orçamento do ano que vem.

Caso Temer lance mão das revisões das medidas, assessores dizem que a própria Câmara deixaria a MP caducar.

Em outra frente, deputados da base articulam a alteração de alguns pontos da reforma, apresentada nesta quarta-feira (22) em jantar no Palácio da Alvorada.

Esses parlamentares afirmam que o texto é uma versão geral da proposta e que os detalhes poderão ser alterados durante a votação no plenário da Câmara.

Um dos principais auxiliares de Temer, o ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral) disse que não há "coelho político na cartola" e que é hora de "trabalhar o conteúdo". "Sempre é possível mexer", afirmou à Folha.

O desejo do Planalto era levar a voto no plenário da Câmara quando a base contabilizasse de 320 a 330 deputados favoráveis. O núcleo do governo e o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), porém, admitem que o patamar ainda não foi alcançado.


Fonte: Folha de S.Paulo

Mudança no auxílio-doença permite volta ao trabalho sem aval médico

INSS cobra R$ 13 mil de aposentado de 79 anos que recebe salário mínimo
Segurado do auxílio-doença poderá retornar ao trabalho antes do fim do benefício sem perícia

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou a permitir que segurados do auxílio-doença voltem ao trabalho antes do fim do prazo do benefício sem realização de uma perícia médica.

Para isso, o trabalhador deverá formalizar o pedido de encerramento do auxílio em uma agência do órgão.

A mudança gerou controvérsia. Para o Ministério Público do Trabalho (MPT), a regra é inconstitucional.

"Se o profissional tem ou não condições de voltar ao trabalho, quem tem que definir isso é o médico", diz o procurador Leonardo Mendonça, coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT.

O temor é de que empresas pressionem os empregados para voltarem ao trabalho mesmo sem que estes tenham condições, ou que trabalhadores, por medo de perderem o emprego em razão do afastamento, voltem sem estarem aptos.

Já Leonardo Mazzillo, sócio do escritório WFaria Advogados e especialista em direito previdenciário, é cético quanto a essa possibilidade. "Empresas sérias não vão pressionar o empregado. Mas você pode ter nos rincões do Brasil um empregador mau caráter", afirma.

Para evitar problemas, Mazzillo recomenda que a empresa cujo trabalhador decida retornar antes do fim do auxílio realize exames médicos para garantir que ele têm condição de saúde para isso.

Mendonça, do MPT, também defende que o empregador faça exames médicos nesse caso. "Aceitar um trabalhador doente vai ser um problema para a empresa depois, porque ela vai ter que indenizá-lo", diz.

PRORROGAÇÃO

O INSS também passou a prorrogar automaticamente por 30 dias o auxílio-doença de quem solicitou a extensão mas não conseguiu agendar a perícia em até um mês.

A prorrogação automática pode ocorrer duas vezes. Na terceira, o segurado deverá obrigatoriamente passar por uma nova perícia para avaliar seu estado de saúde.

O auxílio-doença é concedido a pessoas que fiquem temporariamente incapazes de trabalhar em razão de acidente ou doença.

Para solicitar o benefício, o trabalhador deve ter no mínimo 12 contribuições ao INSS (ressalvadas doenças como tuberculose e Aids, nas quais a perícia médica pode liberar a necessidade do período de carência).

No caso do empregado em uma empresa, ele deverá estar afastado do trabalho há pelo menos 15 dias (corridos ou intercalados) dentro do prazo de 60 dias.

O período de concessão do benefício varia de acordo com a prescrição média ou decisão judicial. Caso não haja um prazo definido, o limite-padrão de duração do benefício é de 120 dias.

Acompanhe a CDL de Florianópolis nas redes sociais:

Facebook Twitter Instagram YoutubeCDL de Florianópolis

Para garantir que nossos informativos cheguem à sua caixa de entrada, adicione
o e-mail contato@newscdlfpolis.com.br ao seu catálogo de endereços.

Voltar