Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos, ainda, que atualizamos nossa Política de Privacidade.
CONTINUAR

Exemplos de etiquetas para afixação nas mercadorias

Com o intuito de melhor orientar o associado a respeito das disposições da Lei nº 10.962/2004 e do Decreto nº 5.903/2006 (que tratam das formas de afixação de preços de produtos e serviços para o consumidor) e da fiscalização anunciada pelo Procon-SC para averiguar o cumprimento a estas normas, seguem abaixo alguns didáticos exemplos de etiquetas a serem afixadas diretamente nas mercadorias. Estes exemplos foram extraídos do livro Manual de Orientação para o Comércio em Geral, escrito pelo Dr. Rodrigo Titericz, Assessor Jurídico da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC):

 

EXEMPLOS DE ETIQUETAS QUE ATENDEM AOS DISPOSITIVOS DA LEI:

Quando for para expor preço à vista/em dinheiro sempre indicar, de forma legível, o símbolo da moeda corrente no País (R$).

Pelo exemplo abaixo, fica claro que, para informar o preço a prazo, a etiqueta deve conter o preço à vista, mas se optar pela apresentação de ambos os preços é obrigatório informar: o símbolo da moeda corrente no País (R$), os valores à vista e a prazo contendo a vírgula e as duas casas decimais, além do valor de cada parcela, o total destas, e os percentuais de juros ao mês e ao ano.


EXEMPLOS DE ETIQUETAS QUE NÃO ATENDEM AOS DISPOSITIVOS DA LEI
:

Erro:  Faltam as casas decimais e a informação de ser à vista/em dinheiro.

Erro: O erro está em não apresentar o preço à vista/em dinheiro.

Erro: Falta indicação da moeda nacional.

Erro: Falta a indicação dos juros.


Mais informações podem ser obtidas na cartilha abaixo - disponível para download, com dicas e orientações valiosas a serem observadas para que o lojista atue em conformidade com a legislação em vigor.

Lembramos, também, que a impressão de etiquetas para afixação nas mercadorias na forma exigida pelo Decreto nº 5.903/2006 pode ser feita através da ferramenta Calculadora do Lojista, disponível aos associados da CDL de Florianópolis dentro do sistema online do SPC (necessário fornecer o login e a senha de acesso).


Calculadora Lojista

Clique aqui para baixar o arquivo Cartilha - Decreto 5.903/2006

Anderson Ramos Augusto
OAB/SC 23.313
Assessor Jurídico da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis

Voltar